23/04/2018 11h38

Detran|ES continua com ações de educação no trânsito em escolas de Sooretama

Foto: Divulgação

Dando continuidade às ações de educação no trânsito, os agentes de educação do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) voltam ao município de Sooretama, nesta semana. A cidade é a primeira a receber as ações em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), no “Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran)”.

O FETRAN é um projeto de educação para o trânsito que tem o objetivo de conscientizar crianças, adolescentes e a comunidade escolar da responsabilidade de todos na segurança no trânsito, por meio das atividades pedagógicas do cotidiano escolar, incluindo transversalmente a temática.

A coordenadora de Campanhas Educativas e Projetos Especiais do Detran|ES, Bruna Maria Ignacio da Silva, destaca que a equipe está bastante animada por conta da receptividade da primeira semana. “O trabalho foi bem aceito pela comunidade escolar, tivemos um retorno positivo. Percebemos que os alunos têm interesse de saber sobre trânsito, recebem as informações e replicam em casa e com os vizinhos. Nesta semana vamos trabalhar intensamente com cerca de 1.900 alunos sobre comportamento seguro no trânsito”.

A partir desta segunda-feira (23), a equipe do Detranzinho estará nas escolas EEEFM "Armando Barbosa Quitiba", EEEF "Alegre", EMEF "Álvaro Marques de Oliveira" e EMEF “João Neves Pereira”. Serão realizadas atividades com crianças, jovens e adultos que estudam do 1º ano do Ensino Fundamental ao Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

Detranzinho

Durante todo o ano, o Detranzinho faz visitas nas unidades escolares para realizar atividades de educação de trânsito voltadas para crianças e adolescentes de todas as idades.

As escolas e instituições que quiserem o serviço do Detranzinho Itinerante no seu município devem fazer a solicitação por meio de oficio, endereçado ao diretor-geral do Detran|ES, Romeu Scheibe Neto, que deve ser protocolado na sede do departamento ou em qualquer Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) ou Posto de Atendimento Veicular (PAV). Para obter mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (27) 3315-1597.

FETRAN

O projeto é organizado pela Superintendência Regional da Polícia Rodoviária Federal do Espírito Santo (PRF-ES) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Sooretama e o Detran|ES. O objetivo é alcançar aproximadamente 18 mil pessoas entre alunos, professores e demais profissionais da escola, familiares de alunos e comunidade.

Durante a execução do Fetran, estudantes e professores produzirão trabalhos com a temática trânsito, nas modalidades: teatro, maquetes, poesias, danças, músicas, textos, cartazes, entre outros, valorizando a diversidade escolar e cultural.

Ainda será realizado um Seminário Estudantil Temático de Trânsito em cada escola participante. Será escolhido um tema geral, além de subtemas específicos de acordo com as séries/anos e faixa etária dos alunos, a fim de estimular o debate, incentivar a pesquisa e a produção de estudos relacionados à segurança no trânsito.

Christiano Mattos

3137-2627 / 99943-7060 – christiano.mattos@detran.es.gov.br