Pensando na saúde mental dos servidores, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), por meio da Comissão Local do Qualivida, realiza o projeto “Bem me quero”. O objetivo da ação é trabalhar sessões guiadas para abordar temas importantes, como ansiedade, procrastinação, luto, depressão, comunicação e doenças psicossomáticas, de forma a levar o servidor a se autoconhecer e a lidar melhor com sentimentos e comportamentos.
Iniciado em julho deste ano, de forma virtual, o projeto já atendeu cerca de 30 servidores que atuam na sede do Detran|ES e nas agências de atendimento em todo o Estado, realizando sessões guiadas sobre ansiedade. O tema foi escolhido em pesquisa interna com os servidores, que puderam votar em qual temática seria trabalhada no lançamento do projeto.
Os temas são abordados em sessões guiadas para alta performance mental do servidor. A ação foi coordenada pelos servidores Débora Tourinho e Leonardo de Freitas, da Gerência de Recursos Humanos, e pelas servidoras Sarah Auer e Licia Binda Zamprogno, que têm formação em psicologia.
“Nessas primeiras turmas, já tivemos um retorno muito positivo dos servidores. São temas que entendemos que precisam ser trabalhados para promover o autoconhecimento e orientar os servidores a identificar e lidar com questões importantes, que podem afetar a nossa saúde mental, principalmente neste momento de pandemia que estamos passando. Utilizamos ferramentas da psicologia e da psicologia positiva para fazer esse trabalho e acreditamos que essas sessões vão contribuir muito para o nosso servidor no aspecto pessoal e vão retornar para o cidadão, com um melhor atendimento”, disse a gerente de Recursos Humanos do Detran|ES, Débora Tourinho.
Nas sessões guiadas, os servidores têm acesso a informações sobre saúde mental e têm condições de fazer uma autoavaliação inicial sobre a condição de saúde e a necessidade eventual de procurar ajuda profissional. Em cada sessão, é criado um ambiente acolhedor para que os servidores sanem as dúvidas ou compartilhem os desafios pessoais, que são analisados à luz das teorias, técnicas e intervenções da psicologia e áreas afins.
A servidora do Detran|ES, Sarah Auer, é uma das psicólogas que orientam as sessões guiadas. “A proposta é levar informações com embasamento cientifico. Isso para que o servidor possa entender melhor por que passa pelo processo de ansiedade, como funciona o organismo e ensinar técnicas que podem ser utilizadas para manejar o sentimento naquele momento, ou orientar a procurar uma ajuda profissional, se necessário, além de saber identificar se familiares ou colegas estão passando pelo mesmo problema. Com a disponibilização desse serviço psicológico para os servidores e o desenvolvimento das temáticas do projeto, acreditamos que o Detran terá impactos positivos, como melhora na saúde mental dos servidores com consequente redução de afastamentos relacionados à saúde mental, além de melhora na produtividade no atendimento ao cidadão”, enfatiza.
A chefe do Posto de Atendimento Veicular (PAV) de Alfredo Chaves, Pollyana Rezende Vidal, participou de uma das sessões e considera que a inciativa foi importante para ajudá-la a se conhecer melhor, principalmente neste momento de pandemia. “Sempre procuro estar por dentro de técnicas que possam ajudar a aliviar a ansiedade e o estresse do dia a dia. Quando o Detran ofertou uma sessão para os funcionários, achei bem interessante, pois, além de já estar passando por momentos difíceis devido à pandemia mundial, perdi uma amiga para a Covid. Desde então, estou bem abalada. A sessão me ajudou a perceber quando meu corpo já está me alertando que algo não está fluindo bem. Também aprendi técnicas para aplicar durante o dia a dia, que podem me ajudar a não deixar chegar no meu limite de ansiedade e até mesmo da depressão”, contou.
A gerente de Educação de Trânsito e Estatística, Sheila Silverol, aprovou o projeto e a temática trabalhados. “A iniciativa é importante porque, atualmente, a ansiedade atinge muita gente, ainda mais com a pandemia, o isolamento social, as perdas e o medo do vírus. Durante a sessão, nós aprendemos o que é a ansiedade para podermos saber identificar e também como se cuidar e prevenir. As psicólogas também deram orientações, como exercícios de respiração ou quando é hora de procurar ajuda profissional. O Detran proporcionar isso é muito importante para nós, porque para o órgão funcionar bem os servidores têm que estar bem”, disse.
Ansiedade
O tema escolhido pelos servidores para começar o projeto foi “ansiedade”. Já foram realizadas três sessões em que foram abordadas questões, como o que é ansiedade, como identificá-la, o que a provoca e os métodos de tratamento e técnicas para sair das crises de ansiedade e ataques de pânico.
Cada sessão tem a duração de, no máximo, duas horas e acontece de forma on-line ou presencial, de acordo com o andamento da situação da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), para que sejam respeitadas as orientações de saúde e segurança.
Para ter uma abordagem mais próxima com os servidores, são recebidas, no máximo, 15 pessoas por sessão. Os grupos são montados com a colaboração dos gestores de cada setor, que devem considerar a manutenção dos serviços aos cidadãos e indicar a melhor data e horário para o comparecimento dos subordinados ao projeto.
Apoio psicológico para servidores
Além das sessões do projeto “Bem me Quero”, desde o ano passado, o Detran|ES passou a disponibilizar aos servidores um serviço de apoio psicológico neste período de pandemia. O objetivo é que os servidores que sintam necessidade possam ter acesso ao serviço, neste momento em que muitos tiveram a rotina de trabalho alterada, e possam estar passando por momentos de ansiedade, angústia ou medo diante do momento atual.
O atendimento é feito pela equipe de apoio psicológico do Detran|ES, de forma remota, por meio de videochamadas no aplicativo WhatsApp, e funciona como um canal de escuta e ajuda especializada.
O atendimento é uma iniciativa articulada pela Diretoria Geral, em conjunto com a Diretoria Técnica, por meio do serviço de Apoio Psicológico, e com a Diretoria Administrativa, Financeira e de Recursos Humanos, por meio da Gerência de Recursos Humanos.
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