Governo do Estado do Espírito Santo
05/08/2019 11h39 - Atualizado em 06/08/2019 16h17

Detran|ES disponibiliza nada consta de CNH no formato digital

Foto: Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) oferece mais um serviço on-line para os condutores capixabas. A partir de agora, as pessoas habilitadas no Estado poderão emitir a certidão de nada consta de impedimento do direito de dirigir na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma digital.

 

O novo serviço beneficia principalmente os condutores profissionais que precisam apresentar esse documento às empresas. A certidão emitida pelo Detran|ES informa que o condutor não tem bloqueios ativos na CNH no momento da consulta.

 

Para obter o documento, basta que o condutor com CNH registrada no Estado acesse o site www.detran.es.gov.br e solicite a certidão de Nada Consta na aba de “Habilitação”. Após emitir e quitar o boleto da taxa do serviço, no valor de R$ 23,95, o condutor poderá emitir a certidão no site.

 

“Essa é mais uma entrega do programa Detran 100% Digital que formatamos nesta gestão, alinhado ao planejamento conduzido pelo governador Renato Casagrande. O objetivo deste novo serviço on-line é oferecer sobretudo aos motoristas e motociclistas profissionais mais comodidade e rapidez para a emissão do nada consta. Muitos empregadores exigem o documento na hora da contratação e, por isso, sabemos da importância de tornar este serviço mais acessível para a população”, destaca o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira.

 

Caso o condutor tenha bloqueio ativo na CNH no momento da consulta, a emissão da certidão não poderá ser feita.

 

Certidão de prontuário

 

A certidão de nada consta na CNH não informa a pontuação do condutor, que pode ser visualizada na área de consulta pública de infração por condutor no site do Detran|ES. A pesquisa tem caráter informativo e não pode ser utilizada como certidão de prontuário (nada consta de pontuação).

 

Essa certidão é utilizada prioritariamente por condutores brasileiros que mudam para outros países e querem trocar seu documento de habilitação nos países de destino. Por ser um documento de caráter específico, destinada à finalidade própria, ainda não é possível emiti-lo de forma automatizada.

Para solicitar a certidão de prontuário, o interessado deverá se dirigir a uma unidade do Detran|ES e apresentar a CNH (original e cópia simples) para retirar a guia de pagamento da taxa. Após efetuar o pagamento, ele deverá retornar à Ciretran para obter a certidão de prontuário.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Detran|ES

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Fátima Negrelli / Zu Coelho

3137-2627 / 99943-7060

imprensa@detran.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard