Para facilitar o acesso da população de Vitória aos serviços de habilitação, veículos e infrações, o Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), inaugurou, na noite da última sexta-feira (1°), uma nova Ciretran de Vitória no bairro Jardim Camburi. Os atendimentos serão feitos a partir desta segunda-feira (04), das 8h às 17h, mediante agendamento no site www.detran.es.gov.br.
A segunda unidade do Detran|ES na Capital está localizada no Shopping Norte Sul, na Av. José Maria Vivácqua Santos n° 400, em um ambiente moderno, com estrutura equipada com mobiliário seguindo o padrão atualizado do órgão e respeito integral às normas de acessibilidade. A Ciretran Vitória, localizada no Centro, continua funcionando, havendo, agora, duas unidades do Detran|ES na cidade.
Na Ciretran Vitória - Jardim Camburi, os condutores e proprietários de veículos poderão realizar serviços das áreas de Veículos, Habilitação e Infrações, incluindo coleta biométrica para procedimentos de Habilitação. Está prevista, ainda nos próximos meses, a oferta de provas teóricas de Legislação na modalidade digital.
O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destacou a importância dessa nova unidade em Jardim Camburi para ampliar o atendimento dos cidadãos de Vitória, cidade que conta com uma frota de 207.084 veículos e 178.365 condutores habilitados.
“Essa era uma reivindicação dos moradores, comerciantes e credenciados do órgão e é uma satisfação poder atender a esse pedido da população e ter uma agência no bairro mais populoso da capital para facilitar o acesso da população aos serviços do Detran. Assim, teremos uma unidade no Centro, atendendo muito bem à população, e outra aqui em Jardim Camburi, descentralizando os atendimentos e dando mais uma opção para os proprietários de veículo e condutores de Vitória”, disse.
O presidente da Associação Comunitária de Jardim Camburi (ACJAC), Aloísio Muruce, agradeceu as ações do Detran|ES. “Um bairro com 60 mil moradores merece ter uma unidade para atender o cidadão. Agradecemos ao Detran por essa iniciativa e também por ter atendido nossa solicitação em relação à mudança do local de provas práticas. Outra ação importante que realizamos junto com o Detran é o trabalho de conscientização com os moradores em relação à redução da velocidade nas ruas do bairro, respeito à faixa e aos cruzamentos para termos um trânsito mais humano e seguro em Jardim Camburi”, contou.
Estiveram presentes o diretor Administrativo, Financeiro e de Recursos Humanos do Detran|ES, Harlen da Silva; o deputado estadual Fabricio Gandini; servidores, representantes de CFCs, clínicas, despachantes, lideranças comunitárias e religiosas.
Mudança da área de provas em Vitória
O diretor geral do Detran Givaldo Vieira também anunciou que as provas práticas de direção veicular das categorias B (carro) que ocorriam na região próxima ao Kartódromo, em Jardim Camburi, foram transferidas para a rua Castelo Branco, em Bairro de Fátima, após autorização da Prefeitura da Serra, sendo que nesta sexta-feira (01) já foram realizados os primeiros exames.
“Desde o início da gestão estamos sensíveis à demanda antiga dos moradores de Jardim Camburi sobre a mudança da área de provas práticas devido à grande movimentação de veículos de aprendizagem das autoescolas, que realizam os treinamentos em ruas do bairro. Dialogamos com a Prefeitura de Vitória e com a comunidade para encontrar uma solução, além de termos buscado alternativas com o revezamento das provas em bairros da Capital mediante apresentação de estudo técnico de mudança de local. No entanto, não conseguimos avançar, já que é necessário autorização da administração municipal. Chegamos, então, a essa solução, em diálogo com a Prefeitura da Serra, para realizarmos as provas práticas em uma rua de pouco movimento e bem próxima à Capital”, explicou Givaldo Vieira.
Vale reiterar que o processo de formação de condutores é um serviço de utilidade pública e que os locais em que são realizadas as aulas são de livre escolha das autoescolas, podendo ou não utilizar a área em que são realizados os exames práticos, não cabendo ao Detran|ES indicar área ou proibi-los.
Detran|ES 100% Digital
O Detran|ES destaca ainda que oferece mais de 60 serviços que podem ser realizados de forma on-line, direto no site www.detran.es.gov.br, sem a necessidade de sair de casa e se dirigir até uma unidade, e orienta que o cidadão verifique se pode realizar esse procedimento de forma eletrônica antes de agendar o atendimento presencial.
Agendamento
Para organizar o atendimento presencial, evitar aglomeração nas unidades e prevenir a transmissão do novo Coronavírus (Covid-19), as Ciretrans e os Postos de Atendimento Veicular (PAVs) em todo o Estado funcionam mediante o agendamento prévio e obedecendo a todas as medidas de segurança estabelecidas para a saúde dos usuários e servidores.
Para agendar o atendimento presencial, o interessado deve acessar o site www.detran.es.gov.br. Após acessá-lo, o cidadão deve clicar no banner ou botão de agendamento. Automaticamente, será direcionado para o portal Acesso Cidadão para efetuar o login. Se ainda não o tem, será necessário realizar o cadastro. Com isso, todos os dados do cidadão serão automaticamente inseridos no agendamento e o cidadão terá autonomia para agendar, mudar o horário e cancelar o atendimento. Além disso, o cidadão terá acesso ao histórico dos últimos agendamentos realizados.
Confira o passo a passo de como fazer o agendamento:
Esse comprovante deverá ser apresentado no dia do atendimento, podendo ser impresso ou imagem no celular.
Aqueles que tiverem dificuldade para realizar o agendamento no site devem se dirigir à Ciretran para que o servidor faça o agendamento no dia e horário disponíveis no sistema.
Após fazer a marcação, o usuário deve se dirigir à Unidade do Detran|ES, na data e hora agendadas, sem acompanhante, com máscara de proteção e apresentar o comprovante de agendamento no celular ou impresso, além da documentação necessária para o serviço.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho