16/08/2019 13h57

Detran|ES lança campanha com foco na proteção à vida dos pedestres

Está no ar a campanha do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) voltada especialmente para os pedestres. O objetivo é sensibilizar todos os “atores” do trânsito ao reforçar a fragilidade da vida humana, especialmente a dos pedestres, considerados a parte mais frágil desta interação.

A campanha, veiculada na TV a partir desta sexta-feira (16), reforça a importância do cuidado ao atravessar a rua e chama a atenção principalmente para os riscos do uso do celular, que é um fator de distração perigoso não só quando ao volante, mas também para o pedestre. O filme ainda ressalta que no trânsito nem sempre há uma segunda chance e chama o telespectador a pensar na vida inteira que há pela frente. A campanha também estará no rádio e na internet até o dia 31 de agosto.

O diretor técnico do Detran|ES, George Pereira Alves, reforça a necessidade de todos obedecerem às regras de trânsito e protegerem a vida dos pedestres.

“Nós podemos ser condutores de carro, motocicleta, bicicleta, mas todos nós somos pedestres em algum momento nas nossas atividades diárias. Então esse alerta vale para todos, seja quando estamos em um veículo e precisamos respeitar a faixa de pedestre e cuidar da vida daqueles que andam nas ruas, seja quando somos o pedestre e devemos ter atenção ao atravessar as ruas ou andar nas calçadas para preservar a nossa própria vida”, afirma.

Cenário capixaba

Em 2018, ocorreram no Espírito Santo 1390 acidentes com atropelamentos, incluindo lesões e fatalidades com pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas nas vias municipais, rodovias estaduais e federais. Desse total, 1143 aconteceram em vias municipais, 85 em vias estaduais e 162 nas federais.

Confira o vídeo da campanha:

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Fátima Negrelli / Zu Coelho