25/01/2022 17h08 - Atualizado em 01/02/2022 15h52

Detran|ES lança novo sistema de agendamento para serviços presenciais em todo o Estado

Foto: Foto Victor Amaral

Buscando melhorar ainda mais a experiência e eficácia para o cidadão, agentes credenciados e os servidores, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) colocou no ar, nesta terça-feira (25), um sistema próprio de agendamento on-line para atendimento presencial nas unidades em todo o Estado, tanto nas Ciretrans, nos PAVs quanto na Sede Administrativa, em Vitória. Para tanto, o interessado deve acessar o site www.detran.es.gov.br e clicar no banner de agendamento.

O Órgão adotou, no início da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), um sistema de agendamento já existente para possibilitar a organização dos serviços presenciais, evitando filas e aglomerações, no entanto, trabalhou para a produção de um sistema que atendesse a todas as necessidades e peculiaridades da autarquia, e que estivesse hospedado no próprio site do Detran para facilitar o acesso do usuário.

"Nesses quase dois anos em que o sistema está funcionando, identificamos algumas questões que poderiam melhorar a comunicação entre o cidadão e a plataforma, consequentemente, com o Detran|ES. Uma delas era uma maior autonomia para a equipe do Detran gerir o sistema, além de acrescentar uma riqueza de informações e clareza para o atendimento também às empresas credenciadas ao Órgão. Essa é, portanto, mais uma entrega do programa Detran 100% Digital, responsável por transformar dezenas de serviços e procedimentos de trânsito para o meio eletrônico no Estado", salienta o diretor geral do Detran Givaldo Vieira.

Como agendar

Os agendamentos feitos para atendimentos a partir de 1º de fevereiro serão realizados por meio do site www.detran.es.gov.br. Após acessá-lo, o cidadão deverá clicar no banner de agendamento. Automaticamente será direcionado para o portal Acesso Cidadão e efetuar o seu login, se ainda não tem, será necessário realizar o cadastro. Com isso, todos os dados do cidadão serão automaticamente inseridos no agendamento. Nesse novo sistema, o cidadão terá mais autonomia para agendar, mudar o horário e cancelar o atendimento, constará ainda o endereço da unidade de atendimento, informação que não existe no agendamento atual. Além de tudo isso, o cidadão terá acesso ao histórico dos últimos agendamentos realizados.

Confira o passo a passo de como será o agendamento para ser atendido a partir de fevereiro

1. Acesse o site www.detran.es.gov.br;
  2. Clique no banner de agendamento;
  3. Faça o login no portal Acesso Cidadão;
  4. Selecione a unidade em que deseja ser atendido, confira o endereço;
  5. Selecione a área/serviço para qual deseja atendimento;
  6. Selecione o dia e horário para atendimento e confirme.
  7. Feito isso, o sistema enviará um e-mail com a confirmação do agendamento. Esse comprovante deverá ser apresentado no dia do atendimento, podendo ser impresso ou imagem no celular.

Veja como fazer a verificação da conta no portal Acesso Cidadão

Depois de efetuar o login no portal, o cidadão deverá clicar no seu nome, que fica no canto superior direito e acessar o ícone “Verificar conta”. Ao clicar, abrirá uma página em que será possível identificar algumas possibilidades para fazer a verificação da conta, a depender das informações obtidas na consulta ao CPF: Selos Meu gov.br, Certificado Digital, Servidor Estadual, CNH Capixaba e Selfie. O Detran|ES recomenda esses dois últimos, por serem mais simples e acessíveis.

CNH Capixaba

Para realizar a validação, o proprietário do veículo, que também seja habilitado, poderá fazer a verificação de conta por meio da CNH. Pois faz-se necessário informar apenas dados da CNH e um número de celular. Reforçamos que, neste caso, como o próprio nome sugere, somente condutores habilitados no Espírito Santo conseguirão realizar a verificação. A validação acontece em poucas horas.

Caso os dados do condutor estejam desatualizados junto à área de habilitação, o sistema poderá bloquear o andamento da verificação. Mas é possível solicitar a atualização de dados via aplicativo Telegram, por meio do “Fale com a Habilitação”, pelos seguintes contatos: (27) 99943-6442 / (27) 99979-0623; ou ainda pelo e-mail: car@detran.es.gov.br. Deve-se fornecer o nome completo, CPF e as informações que necessitam ser atualizadas.

Selfie

Nesse caso, o proprietário do veículo deverá escolher o documento oficial com foto que utilizará para validar a conta, que pode ser RG, CNH, Carteira de Trabalho (com foto). Deverá preencher um pequeno formulário (se atentar para que os dados sejam equivalentes ao do documento utilizado) e seguir o passo a passo em que precisará fazer o upload de fotos do documento escolhido e, posteriormente, uma selfie com o documento em punho, conforme demonstração do próprio portal. Nesse formato pede-se um prazo de até 48 horas úteis para que os dados de verificação sejam validados.

Para outras informações sobre o portal Acesso Cidadão, clique aqui.

Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho