14/05/2019 11h44 - Atualizado em 14/05/2019 15h14

Detran|ES leva educação de trânsito com ruas coloridas e atividades lúdicas na Grande Vitória

“Tem gente que é teimosa e passa no meio da rua em vez de atravessar na faixa de pedestres”. Essa é uma constatação do pequeno Rafael, de apenas seis anos, durante a participação das atividades da Rua Amarela, no último sábado (11), em Cariacica. O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) desenvolve a ação inovadora no Estado para envolver crianças, adolescentes e adultos na educação para o trânsito durante o “Maio Amarelo”.

Além de Rafael, outros mais de 2.400 moradores de Cariacica, de diversas idades, interagiram, na Rua Amarela montada no cruzamento entre a Avenida Campo Grande e a Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande, com a equipe de educação de trânsito e com o Yellow Group do Detran|ES.

No espaço, as pessoas participaram de rodas de conversa, jogo da memória, as crianças dirigiram carros de brinquedo em uma minipista sinalizada e os ciclistas fizeram check-up nas bicicletas com um mecânico e receberam dicas de um profissional.

A dona de casa Aleilda Rocha Santos, mãe da Ana Luiza e da Ana Julia, estava passando pelo comércio da Expedito Garcia, se interessou pela Rua Amarela e suas filhas puderam adivinhar os pares corretos relacionados ao comportamento no trânsito no jogo da memória.

“A Ana Luiza, que é a mais velha, é a mais atenta nas ruas. É importante atividades como essa para elas crescerem sabendo sobre os cuidados com o trânsito, sobre o que é certo e errado a se fazer”, revelou Aleilda, moradora do bairro Castelo Branco, onde, segundo ela, muita gente não respeita a faixa de pedestres.

De acordo com a diretora técnica do Detran|ES, Édina de Almeida Poleto, o objetivo da Rua Amarela e das diversas ações realizadas pelo Órgão durante o ano, em especial no “Maio Amarelo”, seguem a mesma linha da fala da mãe da Ana Luiza e da Ana Julia.

“Se conseguimos ajudar na mudança de comportamento ou no reforço para atitudes corretas nas vias, a iniciativa consegue cumprir seu papel. Sempre registramos que o trânsito seguro depende de cada um, continuamente, e a educação tem de partir da infância, que é o melhor momento para aprendizagem. Oferecer serviços e trocar experiências e dicas sobre atitudes positivas no trânsito em locais de grande circulação é fundamental para replicar a mensagem para o maior número de pessoas possível”, afirmou Édina.

Pedal correto

O técnico de Enfermagem Paulo Duarte, morador de Jardim América, é daqueles que usam a bike como modo de transporte para o trabalho e para lazer. Foi na volta do comércio da Avenida Expedito Garcia que ele se deparou com o espaço de “Bike Check-Up” e aproveitou para conversar com os profissionais e calibrar os pneus da sua bicicleta.

“Eu prefiro vir de bike ao comércio. Já me acidentei uma vez andando de bicicleta e tive que tomar 16 pontos no pé, pois estava sem chinelo. Aprendi, hoje só ando calçado e me preocupo com a manutenção”, revelou Duarte.

Durante o bike check-up, dicas como a importância da buzina, do uso do capacete, da luva e a manutenção de itens como o pneu e a corrente foram passadas para os ciclistas abordados.

Parceria com municípios

A Rua Amarela em Cariacica contou com a cooperação da Prefeitura Municipal, por meio da Guarda Municipal de Trânsito e da equipe de educação, que disponibilizou agentes e garantiu o trânsito organizado nas imediações, além de ter colaborado com a liberação do local e com a recreação educativa.

O secretário de Defesa Social do Município, Alexandre Ribeiro, destacou a parceria com o Estado como peça fundamental para a humanização do trânsito. “Nós, condutores e pedestres, temos de ter o maior volume de informações para saber agir corretamente nas vias. É importante que ações como essa se estendam para todo o ano, como buscamos fazer em Cariacica a partir de ações educativas, intervenções diárias e trabalho junto às empresas de ônibus. Vamos, assim, evoluindo para uma cidade inteligente, onde todos respeitamos as pessoas no trânsito”, assinalou.

No último domingo (12), foi a vez de Vila Velha receber a Rua Amarela, na Orla de Itaparica, durante as atividades da Rua de Lazer. Em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Guarda de Trânsito e da equipe de educação, mais de mil pessoas interagiram com a equipe de educação e com o Yellow Group do Detran|ES.

O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito de Vila Velha, Coronel Oberacy Emmerich Junior ressaltou a importância da ação.

"Utilizamos o mês de maio em todo o mundo para estimular ainda mais a sociedade a discutir o tema e intensificar as ações educativas. Nesta parceria importante na Rua Amarela com o Detran, conscientizamos de jovens a idosos para um trânsito mais seguro e humano".

No domingo (19), a Rua Amarela chega na Praia de Camburi, em Vitória, durante a Rua de Lazer, de 9h às 12h; no próximo sábado (18), também das 9h às 12h, será na Serra, na Avenida Central, em Laranjeiras.

Informações à imprensa:

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Fátima Negrelli / Zu Coelho