O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) vai oferecer serviços de Habilitação e Veículos e atividades de educação para um trânsito seguro, nesta sexta-feira (29) e sábado (30), no município de Guaçuí, no “Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural”, promovido pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA), por meio da Superintendência Federal do Desenvolvimento Agrário no Espírito Santo e da Superintendência Regional do Incra-ES.
A ação vai disponibilizar diversos serviços para a regularização de documentos civis, como carteira de identidade, CPF, habilitação, ações de saúde, educação no trânsito, serviço social, além de cadastros, orientação e fomento ao acesso às políticas públicas do Governo Federal para a agricultura familiar, reforma agrária e desenvolvimento agrário inclusivo.
O Detran|ES levará o ônibus Detran Itinerante para prestar serviços relacionados à Habilitação e Veículos, emissão de taxas e documentos e tira-dúvidas para o público geral. O cidadão deverá levar um documento oficial com foto para receber o atendimento.
Além disso, a equipe de educação do Detran|ES realizará atividades lúdico-pedagógicas, a exemplo do jogo de tabuleiro Transitolândia, no qual as crianças participam como peças do tabuleiro gigantes e jogam o dado para responder às perguntas sobre o trânsito e avançar nas casas.
Os atendimentos serão realizados durante os dois dias na Quadra de Esportes do assentamento Luiz Talyule Neto, na zona rural de Guaçuí, com horário de atendimento das 8h às 16h. Apesar do público prioritário ser as trabalhadoras rurais, haverá serviços voltados para toda a família.
Para a gerente de Atendimento do Detran|ES, Maria Aparecida Campos Rocha, a ação é importante por levar os serviços do Órgão e outros atendimentos para mais perto do cidadão. “O foco é oferecer os serviços do Detran|ES para as comunidades mais distantes, assim como a educação para conscientizar quem for até lá para a adoção de comportamentos seguros no trânsito. Essa agência itinerante cumpre justamente esse papel, levar o que o Detran oferta às comunidades rurais, proporcionando acessibilidade e regularização à população de todo o Estado”, disse.
O mutirão integra a agenda 2024/2 do Programa Nacional de Bem Viver e Cidadania das Mulheres Rurais do Governo Federal, desenvolvido pelo MDA. No ano passado, foram realizados mais de três mil atendimentos no Espírito Santo, com prioridade para mulheres rurais. A previsão, até abril de 2025, é realizar mutirões em outros quatro territórios capixabas.
Serviço:
“Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural” em Guaçui
Data: 29 e 30/11 (sexta-feira e sábado)
Local: Quadra de Esportes do Assentamento Luiz Talyule Neto, na zona rural de Guaçuí, Espírito Santo.
Horário: das 8h às 16h
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho
imprensa@detran.es.gov.br
Texto: Almiro Junior (estagiário)