As pessoas com deficiência (PcD) que já são condutores de veículos podem comemorar, pois o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), sensível às demandas enviadas por elas, incluiu a emissão da Licença de Aprendizagem para a Direção Veicular (LADV). A novidade vale já a partir da próxima banca de provas práticas para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) desse grupo de condutores, que acontecerá no próximo dia 18 de janeiro.
Atualmente a LADV já é utilizada para todos os candidatos à primeira habilitação, e agora passará a ser emitida também para as renovações de CNH por condutores PCD. Uma vez que eles precisam passar por novo exame prático de direção veicular, e alguns preferem fazer algumas aulas de treinamento antes da realização da prova.
O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, ressalta que a Licença de Aprendizagem vai beneficiar, principalmente, aquele condutor que não conseguia renovar a CNH no prazo de até 30 após o vencimento da sua CNH atual.
“Com essa medida o condutor terá mais segurança em ir para as ruas, durante as aulas e prova, uma vez que com a CNH vencida ele não poderia estar dirigindo. Então, no caso de uma abordagem em uma fiscalização de trânsito, o condutor não será multado. Ou ainda, em um eventual envolvimento em um acidente de trânsito, não sofrerá prejuízos com as seguradoras de automóveis”, ressalta o diretor.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho
imprensa@detran.es.gov.br