19/03/2019 19h54

Detran|ES realiza evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher com vice-governadora do Estado

No último dia 08 de março, foi celebrado o Dia Internacional da Mulher, mas o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) estendeu a comemoração e realizou um evento alusivo à data, na manhã desta terça-feira (19), na sua Sede Administrativa, em Vitória.

O evento contou com a presença da vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes, que em uma conversa descontraída contou as servidoras a sua trajetória de vida. Há 10 anos, Jacqueline era mais uma das centenas de camelôs que montavam suas barracas de produtos importados a menos de 100 metros do Palácio Anchieta, sede do Governo do Espírito Santo. De 2009 a 2019 ela saiu da informalidade para subir a escadaria do Palácio Anchieta como a primeira vice-governadora do Espírito Santo.

Jacqueline Moraes enalteceu a mudança que está acontecendo no mundo, que hoje conta com mais mulheres trabalhando arduamente por seu espaço, seja no mercado de trabalho ou na sociedade como um todo. “Vemos mulheres cada vez mais empoderadas, investindo em formação acadêmica e informação, que possibilita que elas se enxerguem cada vez mais, preenchendo mais e mais espaços de destaque na sociedade”, pontuou.

Fez questão de deixar claro que o dia 08 de março deve ser celebrado, mas que a data é muito mais do que uma comemoração comercial. “O Dia da Mulher deve ser lembrado pelo avanço da luta por igualdade, e lembrado também pelas mulheres que sofreram e sofrem com a desigualdade de gênero, e nas mãos de seus companheiros que as querem submissas e por isso as violentam e matam. O dia 08 de março também é dia de luto”, reforçou.

A vice-governadora do Estado salientou que a Vice-Governadoria irá fomentar políticas públicas pelo bem-estar e empoderamento das mulheres e convocou o diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira a implementar ações voltadas às mulheres no Órgão.

Givaldo reforçou a importância das mulheres na sociedade, como personas fortes e batalhadoras. “Precisamos enaltecer a força da mulher. No Detran|ES, por exemplo, elas são 60% do capital humano. Podemos dizer que são elas que fazem o Órgão andar. E claro, vamos atender ao pedido da nossa vice-governadora e melhorar cada vez mais a atuação e valorização feminina no Órgão”.

Cerca de 70 servidoras participaram do evento, que além da conversa com a vice-governadora, teve ainda, sorteio de brindes, massagens e cursos de automaquiagem para as participantes.

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Fátima Negrelli / Zu Coelho