16/12/2019 12h17

Detran|ES requisita validação de contatos em procedimentos de habilitação para otimizar comunicação com usuário

Com o objetivo de aumentar a segurança e ter um contato mais eficaz com os condutores capixabas, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) insere, a partir desta segunda-feira (16,) uma trava no sistema de registro do usuário. Será exigindo o fornecimento um número de telefone celular e/ou e-mail válido sempre que o usuário do sistema de habilitação for realizar um cadastro no Órgão, seja para a primeira habilitação, renovação, adição ou mudança de categoria e/ou atualização de endereço.

Atualmente, existem cerca de 12 mil contatos telefônicos e oito mil e-mails inválidos no sistema do Órgão, o que dificulta que o usuário receba notificações relacionadas à Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Por isso, o cidadão receberá em seu celular e e-mail cadastrado, no momento em que fizer um novo procedimento de habilitação, uma mensagem para a validação das informações. O condutor deverá validar pelo menos uma das duas ferramentas de segurança.

Esta é uma medida que, de acordo com o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, contemplará os serviços do programa Detran 100% Digital, iniciado neste ano, com o implemento de novas tecnologias, visando a aperfeiçoar e dar celeridade aos sistemas operacionais do Órgão.

“É fundamental que o cidadão esteja com os contatos validados no sistema do Detran|ES para receber, por exemplo, avisos sobre o andamento do processo de habilitação, sobre a pontuação, possibilidade de fazer o curso preventivo de reciclagem e sobre possível bloqueio de CNH por conta de suspensão. A validação também representa mais segurança para verificar que de fato o usuário é aquele que está realizando o procedimento de habilitação”, explica Givaldo Vieira.

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Fátima Negrelli / Zu Coelho

3137-2627 / 99943-7060