Agentes de fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) treinaram servidores da Guarda Municipal de Barra de São Francisco para a utilização do aplicativo talonário eletrônico nas operações de fiscalização no município. O treinamento foi realizado na última sexta-feira (10), no auditório do 11º Batalhão, na cidade do noroeste Capixaba.
A autuação de infrações de trânsito por meio dessa ferramenta possibilita ao agente ter acesso aos dados do condutor e do veículo no momento da abordagem. A tecnologia contribui, assim, para otimizar o trabalho dos agentes ao reduzir as chances de erros no preenchimento dos autos de infração e permitir o lançamento instantâneo das informações no sistema do Detran|ES.
O talonário eletrônico faz parte de um sistema contratado pelo Detran|ES e já é utilizado nas fiscalizações pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do Espírito Santo (BPTran) e todos os demais batalhões do Estado e por agentes das guardas municipais de Vitória, Vila Velha, Linhares, Viana, Cariacica, Serra, Guarapari e Cachoeiro de Itapemirim, Colatina e, agora, Barra de São Francisco. Na próxima quinta-feira (16), será realizado o treinamento com servidores da Guarda Municipal de Anchieta designados para exercer a função de agente de trânsito no município.
O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destaca a importância da integração e da tecnologia para fortalecer a fiscalização de trânsito com foco na preservação da vida nas vias.
“O talonário eletrônico possibilita a atuação dos agentes de forma inteligente, coordenada e coletiva e já é utilizado nas fiscalizações de trânsito pela Polícia Militar e por guardas de trânsito de vários municípios do Estado. Isso contribui para que a fiscalização seja mais integrada e efetiva em todo o Estado, priorizando a proteção da vida. A ferramenta também é importante porque otimiza a coleta de informações e a análise de dados estatísticos com mais assertividade. Dessa forma, os órgãos de trânsito de todo o Estado poderão trabalhar de forma integrada à fiscalização e à educação de trânsito em locais com maior número de acidentes, buscando a redução dos mesmos, bem como de mortes e sequelas permanentes nas pessoas”, disse.
O treinamento foi disponibilizado pela equipe da Gerência de Fiscalização do Detran|ES e contou também com a participação da Polícia Militar e do secretário de Defesa Social, Trânsito e Guarda Municipal de Barra de São Francisco, Valmer Simões.
Os agentes da Guarda Municipal de Barra de São Francisco já contam com smartphones para realizar os trabalhos e as duas viaturas estão concentradas principalmente nas proximidades das escolas. A partir do treinamento realizado, os guardas municipais já estão aptos a utilizar o talonário eletrônico e vão trabalhar, inicialmente, orientando os condutores. Após esse período, os agentes começarão a notificar infrações de trânsito e aplicar as medidas administrativas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho / Mayara Salles
imprensa@detran.es.gov.br
Com informações da Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco.