15/09/2023 17h28

Detran|ES vai realizar mutirão de documentação, ações educativas e cursos na Semana Nacional de Trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) promove, a partir deste sábado (16), uma série de atividades alusivas à Semana Nacional de Trânsito, que tem início oficial na próxima segunda-feira (18) e segue até o dia 25 de setembro em todo o País. As ações do Detran|ES vão trazer como tema principal as escolhas que fazemos no trânsito e suas consequências, sempre priorizando a proteção e a preservação da vida nesse ambiente coletivo.

Já neste sábado (16), o Detran|ES participa da 2ª edição do “Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural”, promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), em São Mateus, com diversos serviços de Habilitação e Veículos ofertados no ônibus Detran Itinerante, além de atividades lúdico-pedagógicas, a exemplo do jogo de tabuleiro Transitolândia, voltadas para as crianças presentes. A programação vai se estender pela semana inteira com blitz educativa, curso de formação, visita técnica de escola, passeata pela paz no trânsito, curso de mecânica básica, entre outras ações em parceria com diversos órgãos em todo o Estado. O Detran|ES também vai veicular campanha educativa publicitária na televisão, rádios, portais de internet e redes sociais, com roteiro que faz um paralelo entre a relação de causa e consequência de atitudes das pessoas nas ruas, avenidas e rodovias.

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, conclama toda a sociedade capixaba para se engajar nas atividades da Semana Nacional de Trânsito e para que adote urgentemente uma postura responsável nas vias.

“É muito triste vermos todos os dias no noticiário mães que perdem seus filhos, futuros pais, crianças, todos vítimas de acidentes que poderiam ser evitados. É indispensável, de uma vez por todas, que as pessoas façam uma autorreflexão sobre o comportamento no trânsito, que converse com familiares, amigos e vizinhos sobre esse tema. Um veículo malconduzido é como se fosse uma arma carregada apontada para quem está na rua. Precisamos lembrar sempre que cada escolha feita no trânsito tem impacto direto também na vida de outra pessoa”, exalta Givaldo Vieira.

Aumento no número de mortes no trânsito

Até agosto deste ano, 543 pessoas já perderam a vida em acidentes de trânsito no Estado, de acordo com o Observatório da Segurança Pública do Espírito Santo. Esse dado corresponde a mais de duas mortes por dia registradas nas vias capixabas e representa também um aumento no número de vítimas fatais, se comparado ao mesmo período do ano passado. Além disso, das 543 mortes, 263, ou seja, 48%, envolveram motociclistas.

Confira os dados do Observatório: https://sesp.es.gov.br/Media/Sesp/Mapa%20de%20homic%C3%ADdios/Mortes%20no%20Tr%C3%A2nsito_AGO.pdf

Semana Nacional de Trânsito (SNT)

A iniciativa acontece em todo o País entre os dias 18 e 25 de setembro, com o objetivo de incentivar a sociedade para um trânsito mais seguro. Nesse período, são realizadas ações com o objetivo de conscientizar todos os envolvidos no dia a dia do trânsito, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres. Nesse sentido, o Detran|ES desenvolve na próxima semana ações integradas para impactar a população sobre a importância de atitudes responsáveis nas vias, inspiradas pelo tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran): “No trânsito, escolha a vida”.

Serviço:

Cronograma de ações do Detran|ES na Semana Nacional de Trânsito:

16/08 – Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural – São Mateus

18/09 – Blitz educativa “Atenção pela Vida” – Serra e Viana

19/09 – Curso de Formação em Educação de Trânsito no Detranzinho – Serra

20/09 – Curso de Formação em Educação de Trânsito – Serra

20/09 – Blitz educativa “Atenção pela Vida” – Serra e Cariacica

20/09 - Curso de Mecânica Básica para Motociclistas – Marataízes

21/09 – Visita técnica de escolas no Detranzinho e Detran Sede – Serra e Vitória

25/09 – Passeata pela Paz no Trânsito - Serra

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho / Mayara Salles