27/03/2019 08h07 - Atualizado em 13/05/2019 18h07

Escolas de Bom Jesus do Norte recebem ações educativas do Detranzinho

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) promove nesta semana atividades educativas sobre comportamento no trânsito a estudantes da rede de ensino municipal de Bom Jesus do Norte, no Sul do Estado.

A ação faz parte do projeto ‘Detranzinho Itinerante’, no qual a equipe de Educação de Trânsito do Órgão irá apresentar o trabalho até a próxima sexta-feira (29) a cerca de 800 alunos da educação infantil e ensino fundamental, com idades entre quatro e 15 anos. As iniciativas são realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e têm o objetivo de conscientizar os estudantes e incentivá-los a adotar comportamentos seguros no trânsito, assim como transmitirem esse conhecimento para seus familiares.

“Eu não uso cinto quando vou viajar. Mas, agora, com o que escutei, eu vou passar a me comportar melhor no trânsito. Colocar o cinto e me prevenir.” Essas são as sinceras palavras da Evillyn da Silva Rodrigues, de 11 anos, aluna do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal São Sebastião, em Bom Jesus do Norte.

Para a professora da EMEIEF São Sebastião, Izaura Moraes, as atividades têm sido proveitosas para os estudantes. “Os alunos poderão conscientizar os pais para a importância do ato de dirigir, de respeitar os sinais de trânsito e na contratação das vans e ônibus escolares”, salienta Izaura.

Dentre as atividades lúdicas realizadas pela equipe de Educação de Trânsito do Detran|ES, estão teatro de fantoche, contação de história, Transitolândia e roda de conversa, todas com a temática do trânsito. Na programação, serão contemplados os alunos dos períodos matutino e vespertino, nas seguintes escolas de Bom Jesus do Norte: EMEIEF São Sebastião, EMEIEF Minervina da Silva Araújo, EMEF Cel. Antônio Honório, CMEI Fatinha Boechat e CMEI Deputado Gil Veloso.

Detranzinho nas cidades

Os municípios que tiverem interesse em levar as ações de educação e trânsito do ‘Detranzinho Itinerante’ para suas escolas devem fazer a solicitação por meio de oficio, endereçado ao diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira. O documento pode ser protocolado na sede do Departamento, em Vitória, ou em qualquer Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) ou Posto de Atendimento Veicular (PAV) no Estado.

Para obter outras informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (27) 3315-1597.

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Fátima Negrelli / Zu Coelho

3137-2627 / 99943-7060