Governo do Estado do Espírito Santo
20/12/2025 11h30 - Atualizado em 20/12/2025 11h35

Força pela Vida: blitz da Lei Seca fiscaliza e educa condutores em ação na Grande Vitória

Foto: Brenda de Paula / Ascom - Detran|ES

Mais uma operação integrada Força pela Vida com foco na Lei Seca foi realizada na Grande Vitória na dessa sexta-feira (19) e madrugada de sábado (20). Nessa ação, além do trabalho de fiscalização foram realizadas também abordagens educativas, com o objetivo de enaltecer o bom condutor, aquele que escolhe não fazer a mistura de bebida e direção, aquele que opta por usar o carro de aplicativo ou táxi, ou que é o motorista da rodada. Preservando assim a própria vida e pensando na segurança de todos os que circulam nas vias. As blitze para combater ao uso de álcool combinado com direção aconteceram nos municípios de Serra e Vitória.

A ação foi realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) em integração com forças de segurança pública e viária que compõem o Comitê Integrado de Preservação da Vida no Trânsito e faz parte da mobilização nacional de blitze temáticas da Lei Seca, em alinhamento ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).

Durante a operação, os agentes abordaram 356 veículos nos pontos de fiscalização nos municípios de Vitória e Serra.

Foram realizados 336 testes do etilômetro (bafômetro): 01 condutor foi flagrado dirigindo sob a influência de álcool e 16 condutores se recusaram a fazer o teste do etilômetro (bafômetro) e foram autuados, respectivamente, pelas infrações previstas nos artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que preveem multa de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Ao todo, foram registradas 81 infrações de trânsito por condutas vedadas pela legislação e que colocam em risco a segurança nas vias. Além das infrações relacionadas à alcoolemia, foram registradas principalmente as seguintes infrações: conduzir veículo não licenciado (15), conduzir veículo sem possuir habilitação (05), conduzir veículo com calçado que não se firme nos pés (07).

Durante as blitze, houve dois flagrantes distintos, um condutor de 49 anos foi flagrado dirigindo sob a influência de álcool, conduta tipificada no art. 306 do CTB, tendo sido lavrado auto de prisão em flagrante, com fiança fixada no valor de R$ 3.000,00. O cidadão efetuou o pagamento e foi liberado. Foi realizada ainda a representação pela suspensão do direito de dirigir, como também está previsto no CTB.

Houve ainda um flagrante a um condutor de 24 anos, inabilitado, conduzindo veículo e gerando perigo de dano, conduta tipificada no art. 309 do CTB, sendo lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência, bem como realizada representação pela proibição de obtenção da habilitação.

O gerente de Fiscalização de Trânsito do Detran|ES, Jederson Lobato, explica o objetivo da campanha de conscientização realizada pelo órgão. “Hoje resolvemos fazer uma coisa diferente, trouxemos para as blitze uma campanha educativa do Detran|ES, voltada para o combate à mistura de bebida e direção. O tema da campanha é: ‘Não seja um criminoso, beber e dirigir é crime’. Nosso objetivo é lembrar às pessoas, que agora nas festas de final de ano, quando elas estão reunidas com amigos e família, que se desejarem consumir bebida alcoólica, que elas não façam a combinação bebida e direção. Isso é crime e pode acabar com a sua própria vida ou a de outras pessoas”, ressaltou o gerente.

O comandante da equipe de Fiscalização do BPTran, tenente Lucas Lourenço reforçou a responsabilidade do condutor sobre as suas atitudes e escolhas no trânsito. “As forças de segurança estão firmes e unidas na missão de preservar as vidas no trânsito. Mas é preciso que o condutor faça a sua parte, redobre a atenção no trânsito, afinal, uma atitude individual gera um impacto coletivo”, disse.


Lei Seca

A blitz da Lei Seca integrou ações de fiscalização de trânsito e de abordagens educativas, por meio da integração das diversas forças buscando sensibilizar os usuários das vias quanto à importância de cumprir as regras de trânsito e zelar pela segurança, a fim de preservar vidas no trânsito, em razão da associação direta do consumo de bebida alcoólica e outras drogas com o risco de sinistros de trânsito.

A operação integrada Força pela Vida contou com integrantes de instituições componentes do Comitê Integrado de Preservação da Vida no Trânsito, entre elas: Detran|ES, Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), por meio do Batalhão de Trânsito (BPTran); Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Delitos de Trânsito (DDT); Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES); Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); Grupo Tático Operacional de Vitória (GTO/GCMV); Guarda Civil Municipal, Agentes de Trânsito de Serra (DOT/AGT) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

O Comitê Integrado de Preservação da Vida no Trânsito intensificou as ações integradas de fiscalização e educação para o trânsito Força pela Vida no mês de dezembro em todo o Estado. O foco principal é fiscalização da Lei Seca e de motocicletas, além de abordagens educativas e de conscientização relacionadas às bicicletas elétricas, autopropelidos e ciclomotores.

As blitze visam coibir as infrações e os crimes relacionados ao trânsito e aos veículos, bem como contribuir, por meio da geração de conhecimento, análise de dados e educação para o trânsito, para a melhoria dos padrões de comportamento de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Zu Coelho / Fabricia Borges / Leonardo Quarto
imprensa@detran.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard