21/09/2019 11h47

Força Pela Vida foca no combate à mistura álcool e direção em blitz na Grande Vitória

Na noite dessa sexta-feira (20) e madrugada deste sábado (21) foram realizadas blitze da “Lei Seca”, simultaneamente, em 20 estados mais o Distrito Federal. No Espírito Santo, a ação foi coordenada pelo programa “Força pela Vida”, e contou com agentes do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), além dos efetivos da Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), Polícia Civil, Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros (Ceturb-ES), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e das Guardas Municipais de Cariacica, Vitória e Vila Velha. A operação também faz parte das ações da Semana Nacional de Trânsito no Estado.

As equipes foram distribuídas em cinco pontos de fiscalização em Vitória, Vila Velha, Cariacica e Viana e realizaram 296 testes de alcoolemia (bafômetro), sendo constatados três condutores dirigindo sob efeito de álcool e 19 que se recusaram a ser submetidos ao teste. Durante a operação, que teve início às 23 horas dessa sexta-feira e terminou às 4 horas deste sábado, 347 veículos foram abordados, 153 autos de infração foram lavrados e 32 veículos foram removidos. Os condutores e caronas também foram abordados pelas equipes de Educação com orientações importantes para um trânsito mais seguro para todos.

O diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, considerou a ação positiva. “Estamos reunindo as forças dos órgãos envolvidos e mostrando à população que estamos nas ruas realizando um trabalho de fiscalização e educação para corrigir os comportamentos no trânsito que ameaçam a vida das pessoas”, afirmou.

Segundo Givaldo, ações como essa são importantes para aumentar a segurança do cidadão, reduzir o número de acidentes e, consequentemente, salvar vidas. “É importante incutir na população que o objetivo principal das ações de fiscalização é a preservação da vida. Queremos que os capixabas não tenham que chorar seus mortos e feridos em acidentes de trânsito que, na maioria das vezes, podem ser evitados”, destacou.

O coordenador dos policiais militares do BPTran, 4o e 7o Batalhões, que foram empenhados na operação, major Quintino, também considerou que a operação integrada “Força pela Vida” foi um sucesso. “O resultado da operação integrada nesta noite mais uma vez foi muito bom. Estamos na Semana Nacional de Trânsito, e mais uma vez é preciso atenção para a necessidade de conscientização dos usuários das vias. Entendo que estamos salvando vidas, pois a combinação de álcool e direção é extremamente perigosa, e a Polícia Militar juntamente com as demais agências continuará firme neste propósito, trabalhando diuturnamente fiscalizando os condutores que infringem as normas do código de trânsito”, ressaltou.

O gerente de Fiscalização, Infrações e Penalidades do Detran|ES, Wylis Lyra, reforçou que a tolerância zero à direção sob efeito de álcool é um dos pilares da operação integrada. “Além de colocar em risco a vida do próprio condutor, dirigir alcoolizado ameaça a todos, já que a bebida reduz os reflexos e a capacidade de reação do motorista”, disse.

Se por um lado cada vez mais as pessoas estão conscientes de suas responsabilidades no trânsito, por outro, é necessário que as fiscalizações aconteçam, garantindo assim maior segurança e prevenindo acidentes. Ações como essa do ‘Força pela Vida’ sempre são positivas", considerou o secretário municipal de Defesa Social de Cariacica, Alexandre Ribeiro.

Força pela Vida

Esta foi a sétima operação integrada desde o último dia 05 de julho. Os focos trabalhados foram: a Lei Seca, motociclistas, transporte clandestino, transporte de blocos e chapas de rochas ornamentais, irregularidades no transporte escolar e furto e roubo de veículos. O objetivo principal da iniciativa é prevenir acidentes buscando a proteção da vida no trânsito.

Compõem também o Comitê Integrado que planeja e executa as operações: Detran|ES, DER-ES, PRF; Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp); Corpo de Bombeiros; Polícia Militar; Polícia Civil; Secretaria de Estado da Saúde (Sesa); Guardas Municipais;  Departamento de Estadas de Rodagem (DER-ES); Conselho Estadual de Trânsito (Cetran); Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-ES) e Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros (Ceturb-ES).

Abaixo os dados completos da Operação “Força pela Vida” dessa sexta-feira (20):

- Veículos abordados: 347

- Pessoas fiscalizadas: 421

- Testes de alcoolemia: 296

- Recusa ao teste do etilômetro: 19

- Embriaguez: 3

- Autos de infração confeccionados: 153

- CRLVs recolhidos: 10

- CNHs recolhidas: 19

- Veículos removidos: 32

- 1 Termo Circunstanciado lavrado pela Polícia Civil por infração ao artigo 309 da Lei 9.503/97

- 5 Termos Circunstanciados lavrados pela Polícia Civil por infração ao artigo 28 da Lei 11.343/06