As ações do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) no “Maio Amarelo” estão levando a conscientização para um trânsito seguro para todo o Estado. O foco principal é conscientizar pedestres, ciclistas, motociclistas, condutores e para preservar a vida no trânsito capixaba.
As equipes de Fiscalização e de Educação intensificaram as atividades neste mês e estão trabalhando o tema do “Maio Amarelo” utilizado pelo Detran|ES em 2025: “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, e fazendo um convite para o capixaba desacelerar no trânsito com comportamentos responsáveis, em que a pressa dá lugar à paciência e à empatia.
Nessa quarta-feira (14), a equipe de Fiscalização de Trânsito do Detran|ES foi até Afonso Cláudio realizar uma operação conjunta com a Fiscalização da Prefeitura e a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) no município, com foco na abordagem educativa. Durante a ação, 392 veículos foram abordados, entre carros e motocicletas e 131 testes de alcoolemia (bafômetro) foram realizados.
Na terça-feira (13), a Fiscalização foi em Nova Venécia, em operação conjunta com o 2° Batalhão de Polícia Militar do município. Os agentes abordaram 102 veículos e registraram 42 autos de infração por condutas vedadas pela legislação de trânsito. Um veículo foi removido para o pátio por situações previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A equipe de Educação também realizou a ação “Detran nas empresas” para funcionários de empresas de Grande Vitória nesta semana. Para trabalhar os assuntos de forma interativa, a equipe utiliza equipamentos, como óculos simuladores de sono e embriaguez que buscam demonstrar para os participantes como as sensações, como o cansaço e o álcool afetam a direção do veículo.
As ações de abordagem do projeto “Atenção pela Vida” levaram conscientização para os municípios da Serra, Vitória, Nova Venécia e Baixo Guandu e também para estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Professor Renato José da Costa Pacheco, localizada em Jardim Camburi, Vitória.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Zu Coelho / Fabricia Borges