Governo do Estado do Espírito Santo
19/05/2025 15h12

‘Maio Amarelo’: Fiscalizações no fim de semana flagram 155 motoristas alcoolizados

As duas operações integradas Lei Seca realizadas nas noites de sexta-feira (16) e sábado (17), na Grande Vitória, tiraram das ruas 155 condutores dirigindo sob efeito de álcool e colocando em risco a própria vida e a segurança de todos os que circulam nas vias. As blitze, com foco na fiscalização do uso de álcool combinado com direção, fazem parte das ações programadas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) para o ‘Maio Amarelo’ e também do programa Força Pela Vida.  

Na noite de sexta-feira (16) e madrugada de sábado (17), os agentes do Detran|ES em atuação conjunta com efetivos da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), por meio do Batalhão de Trânsito (BPTran), e da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Delitos de Trânsito (DDT), abordaram 397 veículos no ponto da operação na Avenida Dante Michelini, em Vitória, sendo 271 automóveis, 104 motocicletas e 22 veículos de transporte de passageiros, seja táxi ou de aplicativo. Um total de 297 testes de alcoolemia foram realizados, cem condutores se recusaram a soprar o bafômetro e dois foram flagrados conduzindo sob efeito de álcool.   

Um homem de 53 anos fez o teste do etilômetro e teve o resultado de 0.53 dg/l. Ele foi preso em flagrante por embriaguez ao volante, conduzido à delegacia e autuado pelo crime previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Foi arbitrada fiança, que não foi recolhida, e o homem foi encaminhado ao sistema prisional. Também durante a operação, um condutor de 50 anos tentou fugir do bloqueio policial, foi acompanhado pela guarnição e acabou colidindo o veículo embaixo do viaduto, na entrada do bairro Jardim Camburi. Os militares acionaram o Samu, mas o homem recusou atendimento. O veículo foi removido para o pátio credenciado.  

Os agentes confeccionaram 155 autos de infração por condutas vedadas pela legislação de trânsito. Oito condutores foram flagrados dirigindo sem possuir habilitação e sete proprietários foram autuados por permitirem que pessoa nessa condição tome posse do veículo automotor e passe a conduzi-lo na via.  

A operação da noite de sábado (17) e madrugada de domingo (18) foi no bairro Vila Palestina, em Cariacica. Um condutor foi flagrado dirigindo sob efeito de álcool e 52 condutores se recusam a fazer o teste do bafômetro. Foram realizados 203 testes.  

Durante a blitz, 255 veículos foram abordados, sendo 175 automóveis, 50 motocicletas e 30 táxis e carros de aplicativo. Um total de 113 autos de infração foram registrados. Participaram da fiscalização agentes do Detran|ES, da Força Tática do 7º Batalhão de Polícia Militar, Polícia Penal e Guarda Municipal de Cariacica.  

Entre as infrações registradas estão: 09 por veículo com licenciamento vencido; 08 pessoas dirigindo sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH); 07 por permitir que pessoa sem habilitação tome posse do veículo automotor e passe a conduzi-lo na via; 05 dirigir o veículo usando calçado inadequado, entre outras.  

“Foram mais de 150 condutores que eram um risco real para a segurança nas vias e que foram parados pelas duas operações. Isso reforça a importância de as forças de segurança e viária atuarem juntas no combate à mistura de bebida e direção. Quem decide beber e dirigir se coloca em perigo e é uma ameaça para todos que podem acabar cruzando o caminho desse infrator. É um crime de trânsito que não pode ser tolerado”, destaca o gerente de Fiscalização de Trânsito do Detran|ES, Jederson Lobato. 

 

Informações à Imprensa:       

Assessoria de Comunicação do Detran|ES  

Zu Coelho / Fabricia Borges  

imprensa@detran.es.gov.br  

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard