24/02/2019 12h59 - Atualizado em 24/02/2019 20h14

Mais de 700 veículos são abordados durante blitze Operação Lei Seca no Carnaval de Vitória

Uma ação integrada de abordagem a veículos foi realizada, durante a madrugada deste domingo (24), como forma de prevenção e fiscalização no Carnaval de Vitória. A operação, articulada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), contou com a participação efetiva de Detran|ES, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), além das Guardas Municipais de Vitória, Vila Velha e Cariacica.

Ao todo 705 veículos foram abordados e 521 testes de alcoolemia realizados em seis pontos de policiamento, entre 0h e 6h. As blitze foram realizadas em Vila Velha, na Avenida Carlos Lindemberg, em Cobilândia, e na Avenida Robert Kennedy, em São Torquato Já em Cariacica, as fiscalizações aconteceram na alça da Segunda Ponte e no acesso à BR-262, ambos em Jardim América. Em Vitória, as abordagens foram na Avenida Elias Miguel, na Vila Rubim, e na Rodovia Serafim Derenzi, em Santo Antônio.

De acordo com a diretora técnica do Detran|ES, Édina de Almeida Poleto, ações como essa ajudam a salvar vidas e evitar crimes. “Em operações como essa, não sabemos se o veículo acabou de ser roubado, se está transportando drogas ou armas, se o condutor está embriagado, e quais riscos podem trazer aos usuários da via. Graças à atuação das equipes, que se empenharam muito durante a madrugada, crimes puderam ser evitados e, com certeza, vidas foram salvas. Por isso a necessidade de somarmos esforços cada vez mais nessas ações, para a proteção da sociedade”, afirmou.

De acordo com o capitão Gilson de Jesus do Nascimento, chefe da Seção de Planejamento e Operações do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, “é nítida uma mudança de comportamento dos motoristas no Espírito Santo”. O militar creditou essa conscientização aos esforços conjuntos das forças de segurança, como a operação realizada neste domingo.

“Notamos uma significativa mudança de comportamento dos condutores em nossas fiscalizações, com uso, por grande parte dos cidadãos, de veículos dirigidos por pessoas que não beberam, além de enorme quantidade de táxis e veículos de aplicativos que estão sendo utilizados. Quando ocorre ação integrada como a dessa noite, não vamos às ruas para autuar e deter a maior quantidade de condutores. Vamos para proporcionar uma volta para casa com maior segurança”, relatou.

Ainda assim, o policial rodoviário federal Adriano Bom Jesus destacou as ações realizadas durante a operação integrada. “Foram realizadas diversas autuações a motoristas alcoolizados, que estavam na condução dos veículos. Aconteceram ainda algumas tentativas de evasão e prisão de condutores por motivos diversos, como crimes e problemas com documentos. Em termos gerais, o resultado foi muito bom”, disse.

Mandado de prisão cumprido

Um homem que estava com mandado de prisão em aberto pelo crime de homicídio (artigo 121 do Código Penal) foi preso durante as abordagens da Operação Lei Seca, no ponto da Rodovia Serafim Derenzi, no bairro Santo Antônio, em Vitória. Ele foi flagrado pelos policiais militares e encaminhado à Delegacia Móvel da Polícia Civil.

Depois, o suspeito foi levado direto ao Centro de Triagem de Viana. O delegado Maurício Gonçalves da Rocha, titular da Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito falou sobre a importância da operação em conjunto. “Operações nesse formato reforçam a segurança nas vias do Estado do Espírito Santo e proporcionam mais tranquilidade à população”, afirmou.

Seguem os dados da operação:

Veículos abordados - 705
Abordagens educativas - 1343
Testes Alcoolemia - 521
Recusa ao teste (7579) - 48
Embriaguez (Administrativo) - 5
 Embriaguez (Crime) - 3
Autos lavrados - 161
CNH recolhidas - 14
Veículos removidos - 32
Condutor Inabilitado - 9
Condutor com CNH Suspensa/Cassada - 3
Outros crimes de Trânsito - 4
Outros crimes - 2

Pessoas autuadas (Crime) - 5
Pessoas Presas - 6

Captura de criminoso com mandado de prisão - 1
Veículo roubado recuperado - 1
Número de Viaturas empregadas - 28
Efetivo empregado – 86

Autuações

LMS, autuado em flagrante por desobediência a ordem legal, embriaguez ao volante e dirigir sem ser habilitado - encaminhado ao presídio.

AAA, autuado em flagrante por adulterar elemento de identificação de veículo e dirigir sem ser habilitado - encaminhado ao presídio.

EDR, autuado em flagrante por embriaguez ao volante e dirigir com CNH suspensa - fixada fiança no valor de R$ 10.000,00 que não foi recolhida, encaminhado ao presídio.

ISP, autuado em flagrante por embriaguez ao volante - fixada fiança no valor de R$ 8.000,00 que não foi recolhida, encaminhado ao presídio

CRJ, autuado em flagrante por embriaguez ao volante - fixada fiança no valor de R$ 8.000,00 que não foi recolhida, encaminhado ao presídio.

PCV, abordado na blitz, cumprido mandado de prisão em seu desfavor, artigo 121 do Código Penal, encaminhado ao presídio.

Fotos: Zu Coelho / Detran|ES

Atendimento à Imprensa

Assessoria de Comunicação da Sesp

Victor Muniz