12/03/2021 17h38 - Atualizado em 12/03/2021 17h44

Mulheres em frente! Atividades marcam a semana no Detran|ES

Foto: Victor Amaral / Ascom Detran|ES

Na semana em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) realizou ações voltadas para as servidoras, lançou um curso de mecânica de carro e moto para condutoras capixabas e publicou posts nas redes sociais com a temática 'Mulheres em frente”.

Mulheres que atuam diretamente no trânsito mostram que a carteira de habilitação é um sinônimo de liberdade e autonomia para muitas mulheres e que não há mais lugar para preconceito contra elas, sobretudo ao volante.

Primeira mulher a aplicar prova prática para categoria E no Estado, a servidora do Detran|ES Regina Célia Miranda atua como Examinadora de Trânsito do órgão há 30 anos. Nesse período, ela conta que percebeu a mudança no perfil das candidatas que buscam a habilitação. “Hoje, temos mais mulheres se habilitando, principalmente nas categorias profissionais. Fico muito feliz de ver o avanço das mulheres nessa área. A habilitação dá liberdade para a mulher e independência para ela ir aonde quiser. É uma das conquistas com a emancipação feminina”, disse.

A instrutora de trânsito Flávia Soares Tamanhoni dá aulas para formar condutores e concorda que as mulheres têm cada vez mais buscado obter a habilitação como forma de ter autonomia. “Para mim, ser instrutora é realizar sonhos. Tenho alunas mais idosas que estão se habilitando e revelam que sempre quiseram dirigir, mas que não tiveram incentivo por serem mulheres, e que agora se sentem confiantes e procuram se habilitar para ter independência. Percebo que a mulher é mais atenta e mais cuidadosa que os homens no trânsito, que muitas vezes têm um excesso de confiança e são os maiores causadores de acidentes segundo as estatísticas”, disse.

A condutora Naingrid Jesus, de Cariacica, recebeu a sua CNH no Dia Internacional da Mulher (08 de março), das mãos do diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, após fazer a adição da categoria D pelo programa CNH Social. Ela é uma das milhares de capixabas que tiveram acesso a uma CNH, por meio, desse importante programa e, para atuar profissionalmente como motorista, ela já fez o curso especializado para conduzir veículos de emergência e vai fazer o curso de transporte coletivo de passageiros também pelo programa.

“Nós mulheres conseguimos, sim, com muita luta, conquistar o nosso espaço e lutar por igual. Estou muito feliz. Agradeço ao Governo do Estado e ao Detran pela oportunidade de conseguir essa habilitação”, contou, mostrando que a habilitação, além de ser uma conquista pessoal, também abre portas para o mercado de trabalho.

As mulheres representam, atualmente, 32% dos 1.548.502 condutores habilitados no Estado, totalizando 492.361 condutoras.

Ações

Na segunda-feira (08), Dia Internacional da Mulher, o Detran|ES lançou o Curso de Mecânica para Mulheres “Faça você mesma”. O curso gratuito vai oferecer conhecimento sobre manutenção preventiva e noções básicas do veículo e, assim, garantir ainda mais segurança e independência para as mulheres no manejo da mecânica básica dos veículos de duas e quatro rodas. As inscrições gratuitas foram abertas no site www.detran.es.gov.br.

O programa Qualivida, voltado para os servidores, proporcionou um dia de cuidados com a pele em um Spa Facial oferecido pela servidora Rita de Cassia de Souza.

As atividades da semana foram encerradas com um treinamento funcional e alongamento do Studio de Dança Reverence, de Jardim da Penha, que reuniu as servidoras para um momento de descontração e atividade física. A aula foi ministrada pela professora de ballet e diretora do Studio Karla Roberta Parmagnani Gabriel e pela professora funcional Rose Paula.

Redes Sociais

Desde o início do mês, as redes sociais do Detran|ES trazem posts sobre a temática do Dia Internacional da Mulher com mensagens contra o preconceito disfarçado de piada, dúvidas sobre a capacidade da mulher e formas de opressão relacionadas ao trânsito como frases do tipo “mulher no volante, perigo constante”, “não sabe dirigir”, entre outras.

As postagens mostram que a luta feminina por espaços é diária e no trânsito ela também acontece. Trazem ainda informações de que a mulher é mais prudente no trânsito e contribui para um trânsito mais seguro. No Brasil, em 2019 das mais de 353 mil indenizações pagas por acidentes de trânsito, apenas 25% foram destinadas às vítimas do sexo feminino (Dados da Seguradora Líder).

Siga as redes sociais do Detran|ES no Facebook e no Instagram para acompanhar essas e outras informações do órgão.

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Fátima Negrelli / Zu Coelho