Governo do Estado do Espírito Santo
23/01/2019 17h06 - Atualizado em 14/05/2019 11h02

Você já aderiu à CNH Digital? É gratuito e não precisa sair de casa para obtê-la

Em todo o Estado, 27.973 condutores já utilizam a versão eletrônica da Carteira Nacional de Habilitação no celular ou tablet. O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) destaca que um número ainda maior de condutores registrados no Estado estão aptos e podem ter acesso à CNH Digital como uma alternativa ao documento em papel. O documento é gratuito e não é necessário ir até uma unidade do Detran|ES para emitir a carteira eletrônica.

Para obter a CNH Digital, é necessário que o condutor interessado já tenha o documento de papel com o QR Code, código localizado na parte interna da carteira. Todas as CNHs emitidas a partir de maio de 2017 têm a tecnologia. O condutor que não tiver o QR Code em sua CNH poderá fazer a antecipação da renovação ou solicitar uma segunda via. Nestes casos, o usuário terá que pagar as taxas desses serviços.

 

A CNH Digital é opcional para aqueles condutores que têm interesse em ter o documento no aparelho celular ou tablet. A carteira impressa continua a ser emitida normalmente nos padrões atuais, mas o condutor pode dirigir apenas com a CNH Digital. Nesse caso, deverá se atentar para o funcionamento de seu smartphone, já que, para efeitos de fiscalização, se o aparelho estiver descarregado, será considerado que a CNH não está sendo portada, e o condutor será autuado.

A versão eletrônica da CNH tem o mesmo valor jurídico da versão impressa, sendo válida como documento oficial. Ela tem todas as informações dispostas no documento impresso e fica disponível no aparelho celular que o condutor já utiliza no dia a dia e pode ser acessada off-line, sem necessidade de conexão wi-fi ou dados móveis habilitados. O aplicativo que armazena a CNH Digital, permite visualizar a CNH frente e verso, o QR Code, e, ainda, exportar e compartilhar o arquivo da CNH (por e-mail e até WhatsApp) para usar em qualquer situação que exija um documento autenticado.

Além da CNH Digital, o aplicativo ‘Carteira Digital de Trânsito’ permite que o condutor tenha no celular a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), que também será disponibilizada para os proprietários de veículos registrados no Estado nos próximos meses, após finalizada a adequação do sistema.

 

Como obter a CNH Digital (O condutor deve ter a CNH com QR Code):

1-        Efetuar o cadastro Portal de Serviços do DENATRAN;

2-        Criar um login e senha

3-        Ativar a conta através do link enviado para o e-mail cadastrado;

4-        Caso seja solicitado o certificado digital, deverá ser encaminhado um e-mail para cnhdigitales@detran.es.gov.br, informando o mesmo número de telefone celular, com DDD 27 ou 28, e o endereço de e-mail cadastrados no portal e uma cópia anexa da última CNH impressa. O Detran|ES atualizará os dados para que o cadastro seja finalizado;

5-        Instalar o aplicativo "Carteira Digital de Trânsito" no seu smartphone;

6-        Inserir as informações solicitadas pelo próprio aplicativo e gerar a "Chave de Acesso" com 4 dígitos (PIN);

7-        Adicionar a CNH Digital no aplicativo.


Clique aqui veja o tutorial disponibilizado com as informações detalhadas e o passo a passo para a ativação da CNH Digital.

 

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação do Detran|ES

Fabricia Borges / Fátima Negrelli / Zu Coelho

3137-2627 / 99943-7060 - imprensa@detran.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard