Na noite da última sexta-feira (28), 129 agentes de diversas forças de segurança realizaram uma Operação Integrada do Programa Força Pela Vida em nove municípios capixabas. A fiscalização faz parte das ações do Programa Força pela Vida e está no calendário nacional de blitze com a temática da Lei Seca, em atendimento ao que prevê o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS).
Participaram o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN|ES), Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), Delegacia de Delitos de Trânsito da Polícia Civil (DDT), Serviço Móvel de Urgência (Samu), Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros (Ceturb-ES), Polícia Rodoviária Federal (PRF), além das Guardas Municipais de Vitória, Vila Velha, Serra, Anchieta, Linhares e Viana.
A operação teve como objetivo fiscalizar veículos e pessoas, com foco no uso de álcool combinado com direção (Blitz da Lei Seca), nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Viana, Linhares, Marechal Floriano, Itapemirim, Venda Nova do Imigrante e Anchieta. A ação integrada reúne diversas forças de segurança e busca preservar vidas por meio da conscientização das pessoas.
A blitz teve início por volta de 11 horas da noite de sexta. Ao todo, 1.075 veículos foram abordados e 263 Autos de Infração foram lavrados. Destes, os principais foram recusas ao teste do bafômetro (113), veículos não licenciados (25), condutor inabilitado (10), e condutor sob influência de álcool (07).
Cinco pessoas acabaram presas e autuadas em flagrante por crimes de trânsito, sendo três em Vitória, um em Vila Velha e um em Linhares. Em Linhares, a Guarda Municipal deteve um homem de 29 anos que tentou furar a blitz. O homem estava consumindo cerveja enquanto dirigia e portava uma pistola carregada. Ele foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma e dirigir sob efeito de álcool.
Em Vitória, dois condutores tentaram fugir da abordagem, mas acabaram sendo contidos pelas equipes, ambos na Avenida Dante Michelini. O primeiro tentou se evadir, desobedecendo à ordem de parada, mas foi cercado e, finalmente, admitiu ter consumido álcool. O teste do bafômetro registrou 0.67 dg/l e o motorista foi autuado em flagrante por desobediência e dirigir sob efeito de álcool. Após recolhimento de fiança, ele foi liberado para responder em liberdade.
Posteriormente, outro condutor tentou fugir da mesma blitz transitando em marcha à ré antes de avançar sinais vermelhos em alta velocidade. A guarnição iniciou o acompanhamento e o carro acabou tombando próximo à Ponte de Camburi. O condutor apresentava sinais de embriaguez, mas recusou o teste do bafômetro, enquanto a passageira sofreu uma suspeita de fratura na clavícula e precisou ser levada ao hospital. O Corpo de Bombeiros prestou apoio na limpeza de pista, devido ao derramamento de óleo. O condutor foi encaminhado para a delegacia e autuado em flagrante por embriaguez ao volante e trafegar em velocidade incompatível com a segurança, sendo liberado para responder em liberdade após recolher fiança
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Zu Coelho / Fabricia Borges
imprensa@detran.es.gov.br