Aproveitando o período de festas de fim de ano e o impacto alcançado pela campanha exibida no aniversário de 17 anos da Lei Seca, em junho, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) volta à mídia para reforçar a mensagem que beber e dirigir é crime e chamar o cidadão a ser ainda mais responsável neste período.
O alerta da campanha do Detran|ES para os capixabas neste fim de ano, quando normalmente aumenta o número de viagens e as vias ficam mais cheias, busca sensibilizar a população de que quem mistura bebida e direção comete um crime e coloca em risco a própria vida e dos demais.
O filme, que está no ar nas emissoras de TV, se passa no ambiente de uma delegacia e exibe o momento do registro fotográfico de pessoas que cometeram crimes. Entre eles, tráfico de drogas, estelionato, furto, latrocínio e dirigir alcoolizado. A campanha busca reforçar que o condutor que bebe e dirige, além das consequências legais, oferece prejuízos e riscos diretos à vida das pessoas e comete um ato tão grave como quem rouba, furta ou pratica o tráfico de drogas. O objetivo é mostrar que essa conduta não pode ser normalizada ou ter relevância diminuída em relação a outros crimes.
Já o spot, que pode ser ouvido nas rádios, traz um personagem querido por todos, do bem, mas que quando bebe e dirige assume o risco de matar. O locutor chama o ouvinte a ser responsável para não se tornar um criminoso, reforçando a mensagem de que beber e dirigir é crime. A campanha também será tema de post nas redes sociais do Órgão e de ações educativas programada em bares.
Infração
Conforme estabelecido no CTB, tanto dirigir sob efeito de álcool (Art.165) quanto a recusa ao teste do etilômetro (165-A) são infrações gravíssimas com multa no valor de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
Comitê Permanente de Preservação da Vida no Trânsito
As forças de segurança que compõem o Comitê Integrado de Preservação da Vida no Trânsito intensificaram as ações integradas de fiscalização e educação para o trânsito Força pela Vida no mês de dezembro em todo o Estado, com foco principal será na fiscalização da Lei Seca e de motocicletas, além de abordagens educativas e de conscientização relacionadas às bicicletas elétricas, autopropelidos e ciclomotores.
O Comitê Integrado de Preservação da Vida no Trânsito foi instituído em julho deste ano pelo Governo do Estado e tem a função de planejar e executar, discutir, propor e monitorar ações integradas de fiscalização e de educação de trânsito em todo o Estado, denominadas ‘Operação Força pela Vida’.
Assista à campanha:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Zu Coelho / Fabricia Borges / Leonardo Quarto