29/05/2022 13h58

Ciclistas espalham mensagem da paz no trânsito nas ruas de Vitória e Vila velha

“Antes de praticar, eu via o ciclismo de outra forma. Aprendi que o motorista precisa se colocar no lugar do outro. Vejo os ciclistas hoje com outros olhos”. Com essas palavras, a ciclista e professora de Educação Física, Stefany Kurth, de Santa Maria de Jetibá, define a importância de iniciativas como o Pedalaço pela paz – Conte até 10”, realizado na manhã deste domingo (29), entre Vitória e Vila Velha.

O evento realizado pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), com apoio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), faz parte da programação do movimento Maio Amarelo e divulga a cultura da paz no Estado.

A concentração do Pedalaço começou ainda antes das 7h, na Praça do Papa, em Vitória, com a chegada de ciclistas de diversos municípios capixabas. O trajeto contemplava a travessia da Terceira Ponte até a Praia da Costa e o retorno até o ponto de partida, na Capital. Para participar com a camisa e boné oficiais do evento, os ciclistas doaram 2 quilos de alimentos não perecíveis para diversas instituições de caridade. Antes da partida, houve aquecimento, abordagem educativa das servidoras da equipe de Educação do Detran|ES, além de atrações culturais, sorteio de brindes e muita animação.

Presente na atividade, o governador do Estado, Renato Casagrande, que percorreu de bicicleta todo o trajeto, reforçou a importância da conscientização para todos os personagens do trânsito, de pedestres, ciclistas e motoristas, que precisam dividir as ruas, e lembrou que logo a Ciclovia da Vida estará à disposição dos capixabas.

“O Pedalaço pela Paz é uma ação apoiada pelo Detran e faz parte do Maio Amarelo, com foco na proteção da vida das pessoas no trânsito. Com esse objetivo, estamos construindo a Ciclovia da Vida, que será um importante modal de transporte, uma proteção contra suicídio e um equipamento de lazer, saúde e turismo. Subimos e descemos a ponte indo à Vila Velha e voltando para Vitória. Muitos idosos, como eu, e muitas crianças mostrando que a Ciclovia da Vida será um sucesso”, salientou Casagrande.

O diretor geral do Detran|ES, Harlen da Silva, também acompanhou o Pedalaço, da concentração até a chegada na Praça do Papa, e agradeceu pela grande participação e mobilização dos ciclistas que levaram a mensagem da cultura da paz para as vias da Grande Vitória.

“Nós bem sabemos que, no trânsito, as ações individuais impactam na coletividade. Para levar a mensagem do bem e de proteção da vida das pessoas depende também da atitude de cada um, somando forças, como esta ação que fizemos mais uma vez em parceria com o Ministério Público. Esse é o objetivo do Maio Amarelo: reunir as pessoas de diferentes formas, em atividades como pedalaços, caminhadas, palestras, abordagens e diálogos para chamar atenção sobre a necessidade de reduzirmos acidentes e, assim, protegermos vidas”, frisou Harlen da Silva.

Estiveram presentes ciclistas que estrearam no Pedalaço, como Stefany Kurth, que, no entanto, já pedalou mais de 140 km em um trajeto de Santa Maria de Jetibá até Aimorés, em Minas Gerais, e outros veteranos no evento, a exemplo do cozinheiro e morador de Vitória, Romulo Vilela, no seu décimo Pedalaço. Em comum, eles veem ainda muita falta de respeito por todos os cidadãos nas ruas. “Esta atividade é fundamental para unir e conscientizar as pessoas. É preciso mais amor ao próximo, começando pela casa, vizinhança e principalmente no trânsito”, comentou Vilela, que pratica ciclismo há mais de 10 anos.

Pela paz e pelo social

O Pedalaço faz parte da campanha nacional “Conte até 10. Paz. Essa é a atitude”, que promove ações de conscientização para a redução de crimes praticados por motivos banais e busca incentivar atitudes que ajudem a reverter os altos índices de violência, em especial, no Espírito Santo.

Ciente da urgência do estímulo à cultura da paz em todos os espaços e sobretudo nas ruas, o secretário-geral do gabinete da procuradora-geral de Justiça, o promotor de Justiça Francisco Martínez Berdeal, que acompanhou todo o trajeto de bicicleta, pontuou que estamos todos envolvidos no ecossistema de trânsito e precisamos nos respeitar.

“Ciclistas, motoristas, pedestres, motociclistas, todos nós, temos de nos unir pela paz no trânsito, preservando vidas e vivendo com qualidade. O Pedalaço pela Paz prega essa união contra a violência e também a prática do esporte e da solidariedade. Nesse sentido, conseguimos uma arrecadação grande de alimentos que estão sendo doados para as comunidades que mais precisam”, ponderou Berdeal.

O passeio ciclístico “Pedalaço pela Paz” é um tradicional evento esportivo beneficente que acontece desde 1999 e já arrecadou, até o momento, mais de 80 toneladas de alimentos que são destinados para entidades sociais da Grande Vitória e fundações filantrópicas.

Também participaram do evento, o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno; a diretora técnica do Detran|ES, Édina de Almeida Poleto; o presidente da Federação de Ciclismo do Espírito Santo, Marcos Paulo Silva Duarte; o ex-diretor geral do órgão, Givaldo Vieira; além de milhares de ciclistas de todas as idades.

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho