Governo do Estado do Espírito Santo
27/05/2019 11h54 - Atualizado em 27/05/2019 14h48

Ciclistas se unem para redução de crimes e paz no trânsito no ES

Cerca de quatro mil pessoas se vestiram de amarelo e participaram do passeio ciclístico “Pedalaço pela paz – Conte até 10”, nesse domingo (26). O evento, que já faz parte da programação do ‘Maio Amarelo’ no Estado, é realizado pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) com apoio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) e tem o objetivo de promover a conscientização da cultura pela paz e orientar a direção segura no trânsito, a partir da atividade esportiva.

 

O evento atraiu crianças, jovens, adultos, idosos, famílias inteiras, que com muita disposição percorreram os 13 quilômetros do percurso em cerca de duas horas de pedalada. Os ciclistas se reuniram na Praça do Papa, em Vitória, e atravessaram a Terceira Ponte em direção à Praia da Costa, de onde retornaram para o ponto de partida em Vitória, cruzando novamente a Terceira Ponte.

 

A equipe de educação do Detran|ES fez abordagens educativas com os participantes do evento para orientá-los sobre a direção segura no trânsito, tanto na bicicleta, como em veículos ou como pedestres no dia a dia. “Nosso objetivo é conscientizar a todos sobre a necessidade de adotar comportamentos seguros no trânsito. As pessoas participam desse passeio como ciclistas, mas também são pedestres, condutores e motociclistas no dia a dia. É importante que todos respeitem as normas de trânsito, sejam gentis e responsáveis nas vias para que tenhamos um trânsito mais seguro”, acredita a diretora Técnica do Detran|ES, Édina de Almeida Poleto.

 

A vigésima edição do “Pedalaço pela Paz” teve a participação especial do Núcleo de Operações e Transportes Aéreo – NOTAer, que sobrevoou a Terceira Ponte saudando os ciclistas.

 

Neste ano, foram arrecadadas quatro toneladas de alimentos não perecíveis que serão doadas a entidades sociais da Grande Vitória.

 

Pedalaço pela paz

 

O evento faz parte da campanha nacional “Conte até 10. Paz. Essa é a atitude”, que promove ações de conscientização para a redução de crimes praticados por motivos banais e busca incentivar atitudes que ajudem a reverter os altos índices de violência, em especial no Estado.

 

A educação de trânsito foi incluída na temática para chamar a atenção das pessoas para a necessidade de paz também no trânsito, com a conscientização de todos para a responsabilidade de cada um para fazer das vias um lugar seguro para pedestres, ciclistas, motociclistas e condutores.

 

O “Pedalaço pela paz” é realizado desde 1999. Em 20 anos, o evento reuniu milhares de pessoas e arrecadou mais de 80 toneladas de alimentos, doadas a entidades sociais da Grande Vitória.

 

Informações à Imprensa

Assessoria de Comunicação do Detran|ES

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Fátima Negrelli / Zu Coelho

(27) 3137-2627 / 99943-7060

imprensa@detran.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard