Governo do Estado do Espírito Santo
07/04/2021 11h34

CNH Social: inscrições para 3 mil vagas terminam nesta quarta-feira (07)

As inscrições para a 1ª fase do programa CNH Social 2021 terminam às 23h59 desta quarta-feira (07). O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), disponibiliza 3 mil vagas de CNH gratuita nessa fase.

Para se inscrever, é necessário que o interessado esteja registrado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (antigo CadÚnico), com os dados atualizados nos últimos 24 meses até o dia 12 de fevereiro de 2021, além de ter no mínimo 18 anos completos no momento da inscrição, residir no Espírito Santo, ter renda familiar de até dois salários mínimos e não estar judicialmente impedido de ter a CNH. Serão reservadas 5% das inscrições para as pessoas com deficiência.

O resultado da 1ª fase será divulgado no site do Detran|ES, no próximo dia 13 de abril, às 12 horas. Para aqueles candidatos que não forem selecionados nessa lista, haverá uma nova oportunidade de ser contemplado. No dia 1º de junho, às 12 horas, será divulgada uma chamada única de suplentes no site do Detran|ES. O objetivo é preencher as vagas remanescentes após desclassificação de candidatos que não respeitarem os prazos estabelecidos no processo de Habilitação.

Também serão abertas, ainda neste ano, mais 2.500 vagas na 2ª fase do programa, em junho, e outras 2.500 na 3ª fase, em setembro, totalizando 8 mil carteiras de motorista e um investimento de R$ 11 milhões em 2021.

Como em todos os anos, a procura pelas vagas do programa CNH Social é grande e isso reflete a importância da habilitação e qualificação profissional dos condutores como oportunidade de geração de emprego e renda neste momento de pandemia. Por isso, o programa entra no pacote de medidas sociais apresentadas pelo governador Renato Casagrande como um importante meio de obtenção da habilitação e profissionalização dos condutores, de maneira totalmente gratuita, para abrir portas no mercado de trabalho”, destaca o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira

Inscrição

O interessado deverá acessar o site www.detran.es.gov.br, na aba 'CNH Social', à esquerda, e inserir na área de inscrição as informações pessoais solicitadas. Todos os dados informados devem conferir, precisamente, com as informações do Cadastro Único.

O candidato deverá selecionar a categoria desejada, entre as seguintes opções: Primeira Habilitação categoria A (moto) ou Primeira Habilitação B (carro) para quem quer tirar sua primeira carteira de motorista. Quem já tem carteira de motorista poderá selecionar Adição de categoria A (moto), Adição de Categoria B (carro), Mudança para Categoria D (exemplo: van e ônibus) ou Mudança de Categoria E (exemplo: caminhão e carreta).

Serviço:

- Inscrições para 1ª fase: até dia 07 de abril, às 23h59, no site do www.detran.es.gov.br;

- Resultado: dia 13 de abril, às 12 horas, no site do Detran|ES;

- Lista única de suplentes: dia 1º de junho, às 12 horas, no site do Detran|ES.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Detran|ES

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Fátima Negrelli / Zu Coelho

imprensa@detran.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard