As inscrições para a primeira fase do programa CNH Social 2025, promovida pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), terminaram nessa segunda-feira (21). O total de inscritos foi de 82.642 pessoas e esse é o segundo maior número da história do programa.
“O programa já está consolidado no Espírito Santo e em todo o País, uma vez que recebemos visitas de diversos Detrans querendo conhecer o nosso programa. Tem credibilidade com a população, a quem se destina. E tem mudado vidas de diversas famílias desde a sua criação”, disse o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira.
Ele explica ainda que o número de inscritos demonstra o quão fácil é se inscrever e concorrer a uma das 3.500 vagas disponibilizadas nesta edição. E um dos fatores de sucesso deve-se ao fato das inscrições serem on-line, sem necessidade de o cidadão precisar se deslocar a um local específico.
“Essa foi uma iniciativa do governador Renato Casagrande, por meio do Detran|ES e do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest). O cidadão que tem seu Cadastro Único do Governo Federal atualizado pode, com poucos cliques, e por meio de um celular, realizar sua inscrição”, pontuou Givaldo Vieira.
O diretor-geral do Prodest, Marcelo Cornélio, ressalta o quanto a tecnologia é benéfica nesses processos. “O Prodest tem papel muito importante para viabilizar as inscrições no CNH Social, que é um dos programas de maior impacto para a população capixaba. Sem dúvida, isso mostra como a Tecnologia da Informação é peça-chave para dar mais oportunidades de geração de emprego e renda”, afirmou.
Perfil dos inscritos
Procedimento de interesse:
88% - primeira habilitação
6,5% - mudança de categoria
5,5% - adição de categoria
Gênero
76% feminino
34% masculino
Faixa etária
30 a 39 anos - 30% dos inscritos
18 a 24 anos - 27% dos inscritos
Inscrições na Grande Vitória
Serra - 11.562
Cariacica - 9.958
Vila Velha – 7.254
Inscrições no interior do Estado
São Mateus – 5.001
Cachoeiro de Itapemirim - 2.983
Aracruz - 2.432
A seleção
A seleção dos candidatos é realizada de forma eletrônica, sem interferência humana, conforme os critérios do programa e com base nas informações fornecidas pelos próprios beneficiários no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), considerando os seguintes critérios: menor renda per capita; maior número de componentes no grupo familiar; candidatos com Ensino Fundamental completo; beneficiário do Bolsa Família; e data e hora de inscrição.
As vagas são distribuídas da seguinte forma: 40% para a primeira habilitação (A ou B); 20% para a Adição de Categoria A ou B; e 40% para a Mudança de Categoria D ou E. O objetivo é dar um foco na capacitação profissional, visando dar oportunidade aos condutores de inserção no mercado de trabalho, aumentando da empregabilidade. São reservadas 5% das inscrições para as pessoas com deficiência (PCDs).
Resultado
A lista de selecionados para a matrícula no programa será divulgada no site do Detran|ES, a partir das 12 horas do dia 06 de maio de 2025.
As vagas não preenchidas após a desclassificação de candidatos selecionados na primeira lista, que não respeitarem prazos estabelecidos no processo de Habilitação, serão direcionadas para os candidatos classificados na sequência listados na chamada única de suplentes, que será divulgada no dia 07 de julho de 2025, a partir de 12 horas, no site do Detran|ES.
Serviço:
A divulgação do resultado e matrículas serão no site www.detran.es.gov.br.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Zu Coelho / Fabricia Borges
Assessoria de Comunicação do Prodest
Eric Lopes Menequini