15/04/2019 19h36 - Atualizado em 14/05/2019 10h54

Detran e Polícia Militar notificam irregularidades no transporte escolar no Sul do ES

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) e a Polícia Militar fiscalizaram, na última semana, veículos que realizam o transporte de estudantes na região sul. Na quinta-feira (11), a ação ocorreu em Bom Jesus do Norte, e no dia seguinte, em Ibatiba. A fiscalização faz parte de uma programação organizada pelo Detran|ES, que teve início, em fevereiro deste ano, quando o ano letivo começou nas escolas públicas e particulares do Estado.

Em Bom Jesus do Norte, foram abordados 12 veículos – que se encontravam em desconformidade - e aplicadas 66 multas, visto que muitos veículos não estavam apenas irregulares, mas também foram encontrados clandestinos, conduzidos por pessoas que não possuíam a Habilitação na categoria específica ou com este documento vencido. Nesta operação, o Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente também acompanhou e representará as irregularidades ao Ministério Público Estadual.

Já em Ibatiba, os 15 veículos inspecionados se apresentavam regulares. Com estas abordagens, as ações do Detran|ES em parceria com a Polícia Militar e, em alguns locais com as Guardas Municipais, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Civil, somam, desde o início das aulas, 143 veículos abordados e 104 autuações feitas, na Grande Vitória e no interior.

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, afirma que o principal objetivo de intensificar a fiscalização é estimular que os condutores se regularizem cada vez mais para oferecer segurança aos estudantes.

“O procedimento para regularizar condutor, veículo e monitor junto ao Detran é simples e com preço acessível. As exigências de vistoria técnica periódica são fundamentais para a segurança de todos. As situações de veículos irregulares, principalmente os clandestinos, não podem ser aceitas. Por isso, contamos com o apoio de outros órgãos para que quem infringe as leis de trânsito possa ser responsabilizado e se conscientize para trabalhar de forma regular”, pontuou Givaldo.

O diretor geral acrescenta que, nesta semana, será realizada fiscalização do transporte escolar na região noroeste e no Caparó, seguindo a orientação de que todo o Estado seja atendido pelas ações.

Veículo ou condutor irregular

O Detran|ES reitera que é possível verificar a legalidade do serviço no site do Detran|ES, informando a placa do veículo, nome ou CPF do condutor. Somente os veículos e transportadores regularizados aparecerão no resultado da pesquisa com a data da validade do credenciamento. Para isso, basta acessar a aba ‘Serviços Credenciados’, à esquerda, e clicar na opção ‘Transporte Escolar’. Caso a ficha não exista, significa que o veículo é clandestino ou que o transportador não está devidamente autorizado para prestar o serviço.

Denúncia

Caso perceba alguma irregularidade no Transporte Escolar, o cidadão deve denunciá-la ao Detran|ES pelos telefones (27) 3137-2652 e 99961-0502 ou no e-mail transporteescolar@detran.es.gov.br, ou, ainda, por meio da Ouvidoria no site www.ouvidoria.es.gov.br. É importante indicar o local onde ocorre a irregularidade, como o nome da escola, para agilizar o procedimento de fiscalização.

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Fátima Negrelli / Zu Coelho
3137-2627 / 99943-7060