A partir da próxima segunda-feira (07), começam a vencer os débitos de veículos referentes ao ano de 2025, e os proprietários precisam estar atentos para não cair em golpes relacionados ao pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), do Licenciamento e de multas.
O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) alerta para que os proprietários de veículos somente façam a impressão do Documento Único de Arrecadação (DUA) diretamente do site do órgão, prioritariamente, realizando a digitação integral do endereço no navegador www.detran.es.gov.br, e não fazendo uso de portais de busca na internet, pois neles podem aparecer sites falsos e acabar gerando prejuízos aos cidadãos. O Órgão alerta que, ao pagarem boletos falsos, os valores são direcionados para as contas dos golpistas e o proprietário do veículo continua com o pagamento da taxa em aberto.
O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, reforça os cuidados que o cidadão precisa ter. “O Detran|ES não envia boletos por e-mail, mensagens no celular com links para pagamentos. É importante que o proprietário do veículo sempre acesse o site oficial do Detran|ES www.detran.es.gov.br para emitir qualquer boleto relacionado aos seus débitos. Dessa forma, ele garante que vai emitir um documento confiável e que realmente vai quitar o seu débito. Atualmente possibilitamos o pagamento via boleto e via Pix, ao efetuar esse pagamento verifique o beneficiário, que deverá ser a Secretaria da Fazenda [Sefaz-ES] ou o Detran|ES”, orientou.
Dicas para não cair em golpes
Calendário de IPVA e Licenciamento 2025
Os calendários de IPVA e do Licenciamento Anual do exercício de 2025 para os veículos registrados no Espírito Santo estão disponíveis no site do Detran|ES para consulta. Além disso, também está disponível o cronograma de início das fiscalizações do Licenciamento. Clique aqui para acessar os calendários.
O Detran|ES informa que as datas de pagamento são definidas conforme o número final da placa do veículo, seguindo o calendário de vencimento do IPVA divulgado pela Sefaz.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Zu Coelho / Fabricia Borges