Governo do Estado do Espírito Santo
28/09/2021 17h54

Detran|ES apoia projeto social para promover segurança no trânsito

Foto: Divulgação

A segurança no trânsito se aprende desde cedo e 1.280 adolescentes da Rede Estadual de Ensino do Estado terão essas lições de conscientização por meio do projeto “Cidadão do Amanhã: Trânsito seguro, velocidade nas pistas”. O projeto, que une esporte, cidadania e conscientização no trânsito, foi apresentado oficialmente, nesta terça-feira (28), pela Associação Fãs de Kart do Estado do Espírito Santo, com apoio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES). 

 

O projeto visa a promover com os adolescentes de escolas públicas valores éticos e de cidadania por intermédio da vivência da modalidade Kart. O objetivo é apoiar o desenvolvimento de adolescentes por meio da educação e esporte, contribuir com a inclusão social e esportiva dos participantes, estimular a prática de esportes, contribuir com a educação no trânsito dos adolescentes participantes do projeto e apoiar e contribuir para a formação de cidadãos. 

 

A diretora Técnica do Detran|ES, Edina de Almeida Poleto, destaca a importância da conscientização desses jovens para um trânsito seguro. “A educação para o trânsito é essencial para mostrar aos jovens a necessidade de obedecer às regras de trânsito e contribuir para a segurança nas vias. O projeto Cidadão do Amanhã traz isso de forma interdisciplinar, envolvendo educação e cidadania juntamente com o esporte, que vai proporcionar aos participantes a vivência em um ambiente de trânsito com um veículo e a abordagem de temas como a importância de respeitar a velocidade das vias, por exemplo, já que o espaço possibilita trabalhar essa temática. Acreditamos que este é o caminho para um trânsito seguro e com menos acidentes e mortes”, disse. 

 

Projeto 

 

O projeto “Cidadão do Amanhã: Trânsito seguro, velocidade nas pistas” realizará, durante 10 meses, 64 palestras para 1.280 jovens com idade entre 16 e 18 anos, matriculados na Rede Estadual de Ensino 

 

Serão realizadas palestras de conscientização sobre o perigo que é o trânsito, forma de se comportar, direção defensiva, primeiros socorros e todo assunto que possa contribuir para criar motoristas conscientes e preparados. Também será apresentado um pouco da modalidade do Kart para os participantes.  

 

As palestras serão às terças-feiras e quartas-feiras, no horário de 13h30 às 16h30. Após a palestra, cada participante poderá experimentar um kart e conhecer o esporte. O projeto fornecerá também o coffe break e transporte para todos os participantes. 

 

O projeto “Cidadão do Amanhã: Trânsito seguro, velocidade nas pistas” é idealizado pela Associação Fãs de Kart do Estado do Espírito Santo e patrocinado pela Eco101 e pela ArcelorMittal, com apoio do Detran|ES, Prefeitura Municipal da Serra e as empresas Kurumá. 

 

Informações à Imprensa:  

Assessoria de Comunicação do Detran|ES  

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho  

imprensa@detran.es.gov.br 

Fotos: Divulgação

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard