Governo do Estado do Espírito Santo
30/04/2020 12h32 - Atualizado em 30/04/2020 16h55

Detran|ES disponibiliza agendamento on-line de provas teóricas

Foto ilustrativa

Os candidatos em processo de Habilitação, Atualização da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e que precisam fazer novo teste já podem agendar o exame teórico direto no site do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES). A novidade faz parte do programa Detran 100% Digital e vai possibilitar que o próprio cidadão escolha o dia e horário de sua prova.

Para fazer o agendamento, o candidato deverá acessar o site www.detran.es.gov.br e clicar, na área de serviços digitais de Habilitação, o serviço de 'Agendamento de exames teóricos online' e informar os dados solicitados da mesma forma que foi cadastrado no seu Renach. Após validar os dados, ele poderá escolher o dia e horário disponíveis para o agendamento. No caso de candidato que reprovou e está fazendo a remarcação de Exame Teórico/Técnico, será necessário pagar o Documento Único de Arrecadação (DUA) da taxa de Reteste, que é emitido no mesmo local, antes de agendar a prova.

Para realizar a prova, que é aplicada na unidade do Detran|ES no município, o candidato ou condutor deverá apresentar documento original de identificação com foto em bom estado de conservação e comprovante do agendamento da prova, além de estar utilizando, obrigatoriamente, sua máscara de proteção.

O candidato ou condutor deverá estar no local da prova com 10 minutos de antecedência do horário agendado, sendo que o atraso da hora agendada não permitirá, em nenhuma hipótese, a realização da prova.

Provas

Os exames teóricos de trânsito, que estavam suspensos devido às medidas adotadas para a prevenção ao novo Coronavírus, serão retomados a partir da próxima segunda-feira (04) em todos os municípios do Estado com prova na modalidade digital. Os agendamentos podem ser feitos até dois dias úteis antes da data escolhida da prova.

As provas serão aplicadas de 9h às 16h e a quantidade de vagas por hora será disponibilizada de acordo com a distância de segurança, respeitando-se a distância mínima de 1,5 metro entre os candidatos, limitadas ao máximo de quatro pessoas na maior sala disponível no Estado.

Será exigido que o candidato ou condutor faça uso da máscara de proteção enquanto estiver no local da prova, retirando-a somente quando solicitado para o seu reconhecimento facial. O candidato não poderá utilizar luvas durante o exame, que é realizada em maquinário touch screen.

O Detran|ES destaca que não poderão participar dos exames teóricos candidatos ou condutores e terceirizados dos seguintes grupos de risco: gestantes e lactantes; pessoas com idade igual ou superior a 60 anos; portadores de doenças respiratórias crônicas ou comprometedoras de imunidade; pessoas apresentando resfriado ou qualquer sintoma gripal.

Reciclagem

As provas de Reciclagem continuam a ser agendadas pelos próprios condutores em cumprimento da penalidade de suspensão do direito de dirigir após conclusão do curso de Reciclagem no site do Detran|ES. Para fazer o agendamento, o condutor deve acessar o serviço de 'Emissão de taxa e agendamento de exame de Reciclagem' e pagar o DUA antes de escolher a data e horário da prova.


A prova de reciclagem seguirá os mesmos critérios das demais provas para prevenção ao novo Coronavírus, como distância mínima entre os candidatos, utilização obrigatória de máscara de proteção, restrição da participação de pessoas do grupo de risco, horário de acesso ao local de provas, além da apresentação da documentação exigida.

Exame simulado

Antes de fazer a prova, o candidato pode treinar seus conhecimentos nos exames simulados disponíveis no site do Detran|ES para 1ª Habilitação, Atualização de CNH e Reciclagem.


Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação do Detran|ES

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Fátima Negrelli / Zu Coelho

imprensa@detran.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard