17/01/2022 12h32

Detran|ES disponibiliza simulados de habilitação com vídeos em LIBRAS

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) realiza mais uma ação para levar acessibilidade aos candidatos à habilitação e condutores que querem estudar por meio dos simulados disponíveis em seu site www.detran.es.gov.br. O órgão passa a oferecer a partir desta segunda-feira (17), uma nova versão, totalmente atualizada e utilizando também vídeos em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Os simulados são disponibilizados para processos de primeira habilitação, atualização de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Reciclagem, e têm o mesmo formato das provas de legislação, com 30 questões, quatro alternativas. E agora passam a contar com vídeos em LIBRAS para as perguntas e também para cada uma das alternativas de resposta. No caso do simulado em LIBRAS, o tempo é de 100 minutos para a conclusão do exame.

O diretor geral do Órgão, Givaldo Vieira, destaca que a iniciativa tem o objetivo de melhorar os acessos das Pessoas com Deficiência Auditiva, surdas e surdas oralizadas na formação do condutor com vistas à redução no índice de reprovação.

“Recebemos algumas demandas desse público específico, solicitando um atendimento diferenciado que contribuiria para a absorção dos ensinamentos durante a formação de condutores e entendemos que esse serviço é uma forma de inclusão importante. Afinal, quanto mais preparados os candidatos estiverem, mais confiantes e seguros eles serão para trafegarem nas vias do país e, consequentemente, teremos menos acidentes e mortes. Então, hoje temos o orgulho de dizer que o Detran|ES é o pioneiro nessa inclusão”, salienta Givaldo Vieira.

Os simulados pertencem ao banco de dados do Detran|ES e constituem-se de cerca de 2.500 questões apresentadas em três modelos pré-definidos. Ao final do teste, é emitido um certificado eletrônico simbólico com o resultado.

Primeira Habilitação

O simulado para quem vai tirar a carteira de motorista traz questões referentes à Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Noções de Primeiros Socorros, Relacionamento Interpessoal, Noções de Proteção ao Meio Ambiente e Noções de Funcionamento de Veículos.

Faça o Exame simulado de 1ª Habilitação.

Reciclagem e Atualização

Para aqueles que estão com a CNH suspensa e precisam fazer o exame de reciclagem, as questões são relacionadas à Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Noções de Primeiros Socorros e Relacionamento Interpessoal.

Já os condutores que estão com a habilitação vencida há mais de cinco anos, precisam fazer atualização da CNH, e são submetidos a questões de Direção Defensiva e Noções de Primeiros Socorros.

Faça o Exame simulado de Atualização de CNH ou de Reciclagem.

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho