17/01/2020 08h37

Detran|ES disponibiliza simulados de habilitação para formação de condutores

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) oferece, a partir desta quinta-feira (16), uma nova versão dos simulados de habilitação on-line para os candidatos e condutores praticarem as matérias ensinadas pelos Centros de Formação de Condutores (CFCs) em processos de primeira habilitação, atualização de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de Reciclagem, que é uma novidade implantada pelo Órgão. Os três simulados já estão disponíveis no site www.detran.es.gov.br, na área dos Serviços On-line de Habilitação.

A atualização feita pelo Detran|ES traz os simulados no mesmo formato das provas de legislação, com 30 questões, quatro alternativas e 50 minutos para a realização do exame. O diretor-geral do Órgão, Givaldo Vieira, destaca que a iniciativa tem o objetivo de aperfeiçoar a formação do condutor com vistas à redução de acidentes de trânsito.

“Temos nesta gestão do Detran|ES um claro direcionamento para que a melhoria da formação seja feita por meio de serviços, educação de trânsito e políticas públicas. Percebemos a necessidade de atualizar e qualificar ainda mais o banco de questões para simulados de habilitação e lançamos essa oportunidade também para aqueles que estão com a carteira suspensa e precisam fazer o exame de reciclagem. Quanto mais preparação na hora de formar um novo condutor, menos pessoas com comportamento inseguro teremos nas vias do país e, logo, menos mortes”, salienta Givaldo Vieira.

O diretor geral do Detran|ES acrescenta que os simulados também podem ser utilizados por professores e alunos como forma de recursos pedagógicos nas escolas. “Os simulados estão disponíveis não só para quem está fazendo algum processo de habilitação, mas também para quem tiver interesse em estar atualizado à legislação de trânsito e pode ser um instrumento de ensino nas escolas capixabas”, conclui.

Os simulados pertencem ao banco de dados do Detran|ES e constituem-se de cerca de 2.500 questões apresentadas em três modelos pré-definidos. Ao final do teste, é emitido um certificado eletrônico simbólico com o resultado.

Primeira Habilitação

O simulado para quem vai tirar a carteira de motorista traz questões referentes à Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Noções de Primeiros Socorros, Relacionamento Interpessoal, Noções de Proteção ao Meio Ambiente e Noções de Funcionamento de Veículos.

Faça aqui o Exame simulado de 1ª Habilitação.

Reciclagem e Atualização

Para aqueles que estão com a CNH suspensa e precisam fazer o exame de reciclagem, as questões são relacionadas à Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Noções de Primeiros Socorros e Relacionamento Interpessoal.

Já os condutores que estão com a habilitação vencida há mais de cinco anos ou que são oriundos de Prontuário Geral Único (PGU) e precisam fazer atualização da CNH são submetidos a questões de Direção Defensiva e Noções de Primeiros Socorros.

Faça o Exame simulado de Atualização de CNH ou de Reciclagem.

O Detran|ES informa que os simulados possuem melhor performance de navegação nos navegadores Internet Explorer, Mozilla Firefox e Microsoft Edge.

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Fátima Negrelli / Zu Coelho

3137-2627 / 99943-7060