05/07/2019 11h51 - Atualizado em 27/10/2021 14h41

Detran|ES divulga lista de suplentes do CNH Social nesta segunda-feira (08)

Foto: Divulgação

Os inscritos no programa CNH Social 2019 que não foram selecionadas na primeira etapa devem ficar atentos. O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) convocará os candidatos suplentes para o Programa. A lista única com os nomes dos contemplados será divulgada nesta segunda-feira (08), às 12h, no site www.detran.es.gov.br.

Esta é a primeira vez na história do programa que os candidatos suplentes são convocados para preencher as vagas remanescentes com vistas ao aumento da efetividade do programa. O objetivo é possibilitar que todas as 2.500 vagas oferecidas sejam preenchidas e dar oportunidade para que os selecionados concluam todo o processo até a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, explica que as vagas disponibilizadas neste momento são aquelas que não foram preenchidas pelos candidatos selecionados porque não respeitaram os prazos estabelecidos para o andamento do processo de habilitação e foram desclassificados.

“Para não perdermos essas vagas e beneficiarmos mais pessoas, incluímos pela primeira vez a lista única de espera, que oferece melhor aproveitamento do programa e mais oportunidades para os inscritos. Além desta novidade, nesta edição aumentamos o número de vagas para as categorias profissionais, porque queremos que as pessoas de baixa renda de todo o Estado tenham um requisito a mais para buscarem emprego, conquistarem independência e autoestima. Foram 2.500 vagas agora e, até 2022, o Governo do Estado, por meio do Detran|ES, vai ofertar um total de 25 mil carteiras de motorista para promover inclusão social”, pontua Givaldo Vieira.

Matrícula

Os candidatos contemplados na lista única de suplentes têm o prazo de 15 dias para fazer a matrícula on-line a partir desta segunda-feira (08). Os selecionados deverão acessar o site www.detran.es.gov.br na opção “CNH Social” e preencher os requisitos solicitados para ter acesso à informação de em qual Centro de Formação de Condutor (CFC) deverão realizar a abertura do seu processo de habilitação, bem como os documentos necessários para dar início ao processo.

Os candidatos também devem se atentar aos prazos estabelecidos para procurar o CFC presencialmente, fazer a coleta biométrica em uma unidade do Detran|ES, solicitar o Exame Toxicológico no laboratório credenciado, no caso de candidato a categoria D ou E, e concluir os Exames Médico e Psicológico. Não respeitados os prazos estabelecidos, o candidato será desclassificado e perderá o benefício.

CNH Social 2019

A primeira fase de inscrições atraiu 56.241 interessados. Foram oferecidas 2.500 vagas entre processos de primeira habilitação, adição ou mudança de categoria. Ainda haverá outra etapa de inscrições neste ano, realizada entre os dias 16 a 25 de setembro, quando serão disponibilizadas mais 2.500 oportunidades.

Os candidatos foram selecionados segundo os critérios previstos no Decreto Estadual Nº 4423-R, de 03 de maio de 2019, que considera menor renda per capita, maior número de componentes no grupo familiar, candidatos com Ensino Fundamental completo, beneficiário do Bolsa Família e data e hora de inscrição. Entre os candidatos que se declararam Pessoas Portadoras de Deficiência (PCD), foram contemplados somente aqueles cuja deficiência não impeça a obtenção da CNH na forma da legislação de trânsito vigente.

Nesta primeira fase, só conseguiram se inscrever aqueles que estavam em situação regular no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, até 15 de fevereiro de 2019. Aquelas pessoas que ainda não estão inscritas, que atualizaram o seu cadastro recentemente ou estão com seus cadastros desatualizados e não conseguiram se inscrever no programa CNH Social podem concorrer à habilitação gratuita no próximo processo de seleção desde que atendam aos requisitos.

Confira aqui a lista e suplentes na 1ª fase do programa CNH Social 2019.

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Fátima Negrelli / Zu Coelho