Governo do Estado do Espírito Santo
08/04/2022 11h37

Detran|ES e Corpo de Bombeiros oferecem curso de adição de categoria para examinadores de trânsito

Foto: Victor Amaral

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) firmou mais uma parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) para oferecer aos servidores examinadores de trânsito internos da autarquia, o curso gratuito de mudança para a categoria 'D' - ônibus, microônibus e van. Essa iniciativa representará mais qualificação para os servidores e vai possibilitar que examinadores internos passem a aplicar provas práticas de direção veicular também para candidatos a essa categoria. 

A capacitação foi solicitada, no segundo semestre de 2021, pelo  Detran|ES ao comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel BM Alexandre dos Santos Cerqueira, com o objetivo de aperfeiçoar o quadro de examinadores do Departamento e, como consequência, o serviço público prestado à sociedade capixaba. A iniciativa vai possibilitar a ampliação do número de servidores com CNH na categoria 'D' e a redução o custo do processo para os servidores que fazem parte do quadro de examinadores internos. 

“Essa é mais uma iniciativa em conjunto com o Corpo de Bombeiros para melhorar a prestação de serviço público aos capixabas, uma das premissas definidas pelo governador Renato Casagrande no Planejamento Estratégico. Essa é, também, uma forma de contribuirmos com a capacitação dos servidores, como forma de ampliar sua atuação e eles poderão, inclusive, atender, em próximos editais, os candidatos selecionados pelo CNH Social, programa em que a cada ano aumentamos a quantidade de vagas com vistas ao mercado de trabalho”, salientou o diretor geral do Detran|ES, Harlen da Silva. 

O curso 

Neste primeiro momento, 15 servidores que são examinadores internos estão fazendo o curso, que é ministrado pelo Centro de Formação de Condutores do CBMES. Foram cobradas apenas as taxas do Detran|ES previstas na Lei de Taxas, para as quais não há isenção, e os valores referentes aos exames nas clínicas e em laboratórios. 

Os servidores poderão examinar nas bancas da categoria 'D' após dois anos com a nova categoria, conforme previsto na Legislação. 

Após a conclusão dessa turma, será aberta uma nova oportunidade para que mais servidores possam fazer o curso e adicionar a categoria à habilitação. 

  

Informações à Imprensa: 

Assessoria de Comunicação do Detran|ES 

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho 

imprensa@detran.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard