Durante a abertura da Semana Nacional de Trânsito na Serra, realizada nesta segunda-feira (20), no Instituto de Previdência do Município (IPS), o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) oficializou parcerias com a Prefeitura da Serra para reforçar a fiscalização, com foco na redução de acidentes nas vias.
No evento, com a participação do diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, e do prefeito Sergio Vidigal, o órgão estadual autorizou para a Guarda de Trânsito do município a disponibilização dos serviços de gestão da remoção e guarda de veículos apreendidos por crimes e infrações de trânsito, além da utilização do talonário eletrônico, ferramenta que possibilita aos profissionais aplicarem multas, por meio deste aplicativo, em condutores infratores.
O talonário eletrônico faz parte de um sistema contratado pelo Detran|ES e disponibilizado para a Polícia Militar (PMES) e as Guardas Municipais. O serviço contribui para otimizar o trabalho dos agentes, ao reduzir as chances de erros no preenchimento dos autos de infração, além de permitir o lançamento instantâneo das informações no sistema da autarquia.
Para o diretor geral do Detran, Givaldo Vieira, são representativas para o município essas ações integradas de proteção da vida nas ruas, avenidas e rodovias, justamente na Semana que marca, nacionalmente, a conscientização coletiva para um trânsito seguro. “A Serra é o município mais populoso do Estado, com uma das maiores frotas e números de condutores. É cortado por rodovias de grande fluxo, como a BR-101. Atualmente, lidera o ranking de vítimas fatais de trânsito, coordenado pelo Observatório Estadual de Segurança Pública, com 35 vidas perdidas até agosto”, disse.
“Por isso, seguindo o planejamento estratégico do Governo do Estado para a redução de acidentes, lançamos mão de inovação tecnológica, blitze conjuntas, serviço para remoção e guarda de veículos. Sobretudo, integramos esforços com a Prefeitura da Serra, a fim de dotar o efetivo de melhor estrutura para combater crimes de trânsito, evitando que infratores possam, por exemplo, tirar a vida de uma outra pessoa na rua”, enfatizou Givaldo Vieira.
Segundo o prefeito da Serra, Sergio Vidigal, a Semana Nacional de Trânsito alerta todos os gestores para o grande desafio que é a prevenção de acidentes. “Precisamos levar a educação de trânsito para as escolas. O que a Prefeitura da Serra já fez, por meio do Departamento de Trânsito, em parceria com a Secretaria de Educação, consistiu em fazemos investimentos em novas ferramentas. Mas a ferramenta mais importante é o ser humano, como a nossa equipe do Departamento e os nossos agentes de trânsito, que nos orgulham ao levar não só o caráter pedagógico da fiscalização, como a humanização para o trânsito do município da Serra", frisou Vidigal.
Guarda e remoção de veículos
O serviço contratado pelo Detran já é utilizado pela Polícia Militar, Polícia Civil (PCES), pelos agentes de trânsito de Guardas Municipais e do próprio Detran em todo o Estado, com o objetivo de fiscalizar o trânsito e dar seguimento às operações que encontram veículos ligados às ilegalidades penais. O modelo de contratação permite que o Estado cubra o custo da remoção e guarda do veículo em casos de crimes, como recuperação de furtos e roubos, ou seja, a vítima de um crime não é onerada.
O convênio firmado entre o Detran e a Prefeitura da Serra tem vigência de cinco anos e abrange Remoção, Depósito, Guarda e Leilão de veículos de uso terrestre envolvidos em infrações de trânsito que forem autuados no município ou recolhidos para os depósitos de veículos.
Semana Nacional de Trânsito
A iniciativa acontece em todo o País, entre os dias 18 e 25 de setembro, com o intuito de incentivar a sociedade para um trânsito mais seguro. Nesse período, são realizadas ações com o objetivo de conscientizar todos os envolvidos no dia a dia do trânsito, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres. Nesse sentido, o Detran|ES desenvolve, nesta semana, ações integradas para impactar a população sobre a importância de atitudes responsáveis nas vias inspiradas pelo tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran): “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.
Autoridades presentes
Também participaram da abertura da Semana Nacional de Trânsito na Serra os secretários de Defesa Social, Fabrício Dutra; de Obras, Halpher Luiggi; o diretor do Instituto de Previdência do Município, Alessandro Comper; o diretor do Departamento de Operações de Trânsito, Fábio Alves, e os vereadores Welignton Alemão e Cleber Serrinha.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho