Com o objetivo de beneficiar os moradores de Vargem Alta, no sul do Estado, que querem tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), renovar o documento ou que precisam fazer curso de reciclagem, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) inaugurou, nesta quarta-feira (20), a nova Sala de Biometria na agência de atendimento do município, localizada na rua Willian Rose, s/nº, no Centro.
A unidade tem horário de funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A solenidade de entrega do espaço e do novo serviço contou com a participação do diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, e do prefeito do Município, Elieser Rabello.
Até então, os vargem-altenses tinham de se descolar até os municípios mais próximos, como Cachoeiro de Itapemirim, para a coleta da biometria e da fotografia exigidas em processos de Habilitação, o que significa percorrerem distâncias de cerca de 30 quilômetros. A novidade contemplará, aproximadamente, sete mil condutores habilitados na cidade. De acordo com Givaldo Vieira levar os serviços públicos para mais perto dos capixabas de todas as regiões é uma premissa do Governo do Estado.
“Com a implantação da Sala de Biometria em Vargem Alta, atendemos a uma demanda dos moradores, porque representa mais facilidade e comodidade para que realizem procedimentos, sobretudo àqueles que utilizam a CNH para trabalhar, para tarefas do dia a dia ou até mesmo para passear. Vale lembrar que o sistema biométrico visa a garantir mais transparência e segurança aos procedimentos de trânsito e temos investido cada vez mais em ferramentas tecnológicas para combater fraudes”, disse.
O diretor geral do Detran prosseguiu: “aliamos um acesso melhor dos vargem-altenses, sobretudo, os que moram nas comunidades rurais, a serviços do Detran|ES, que antes, tinham que se submeter aos riscos de estradas. Isso, com um impulso ao desenvolvimento do município a partir do avanço tecnológico, o que fortalece também as empresas credenciadas da região, como autoescolas e clínicas médico/psicológicas”, destacou Givaldo Vieira, que anunciou ainda a implantação de provas teóricas, em breve, no município e que trabalhará para viabilizar as avaliações práticas.
Durante a cerimônia, o prefeito de Vargem Alta, Elieser Rabello, agradeceu o comprometimento do Detran|ES com o município. “Só tenho a agradecer ao diretor do Detran|ES, Givaldo Vieira, e ao governador do Estado, Renato Casagrande, por mais essa ação em nosso município. Em maio, nos reunimos com Givaldo, em Vitória, onde fizemos diversas solicitações, e fomos prontamente atendidos pelo Detran. Hoje, vemos máquinas renovando a sinalização viária na sede do município e agora poderemos contar com biometria para emissão e renovação da CNH no município. Futuramente, o Detran também se comprometeu a buscar a viabilização de um local para a realização de provas práticas em Vargem Alta. Muito obrigado Givaldo e muito obrigado Casagrande! O povo de Vargem Alta está vendo o compromisso de vocês para com nossa cidade”, agradeceu.
O motorista profissional Marcos Dias fez a coleta biométrica para o seu processo de Renovação da CNH da categoria D e aprovou a nova sala em Vargem Alta. “O local ficou bom, porque eu teria que ir até Cachoeiro de Itapemirim. Tendo a biometria aqui é bem melhor, porque evita o deslocamento para outra cidade e é importante para o município também, porque gera renda e atrai outros profissionais para nossa cidade”, apontou.
Participaram também da inauguração da Sala de Biometria de Vargem Alta o vice-prefeito da cidade, Alan Lopes Altoé; o diretor presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal (Idaf), Mário Louzada, além dos vereadores Mara David, Anna Gaburo, Alessandra Fassarella, Walace Pizetta, Célio Sartório, Ikinho Fávero e Ana Thomazini.
Fotos: Prefeitura de Vargem Alta e Mayara Salles / Ascom Detran|ES
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho