Governo do Estado do Espírito Santo
30/06/2025 14h47 - Atualizado em 30/06/2025 14h50

Detran|ES faz operação contra escapamento adulterado na Serra

Na noite do último sábado (28), os agentes de fiscalização de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) participaram da operação ‘Escape Zero’ na Serra. A blitz integrada foi coordenada pelo Departamento de Operações de Trânsito da Serra (DOT), juntamente com a Guarda Municipal, e contou com efetivos também do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran), do 6° Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia de Delitos de Trânsito (DDT).  

O objetivo foi combater a circulação de motocicletas com escapamentos adulterados, que causam perturbação da ordem, poluição sonora e, em muitos casos, indicam outras irregularidades. Os agentes abordaram 354 veículos e registraram 123 autos de infração por condutas vedadas pela legislação e que colocam em risco a segurança nas vias. Foram realizados seis testes de etilômetro e quatro motoristas se recusaram a se submeter ao teste.  

O diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, participou da operação e reforçou que é papel das forças de segurança garantir o cumprimento das leis de trânsito, zelando pela segurança e bem-estar da comunidade. “Os motociclistas que circulam com motos com escapamento barulhento, além de atrapalhar o sossego de todos, cometem infração de trânsito. Essa conduta também pode esconder coisas muito mais graves, como falta de habilitação e direção perigosa. Então essa operação não quer perseguir ninguém, busca garantir o direito de todos e um trânsito mais seguro e mais silencioso”, disse.  

A coordenadora de Operações de Fiscalização, Flávia Jordane, destacou, ainda, o foco da operação e o caráter educativo da fiscalização. “Nosso objetivo é claro: combater a circulação de motocicletas com escapamentos adulterados, que causam perturbação da ordem, poluição sonora e, em muitos casos, indicam outras irregularidades. Nosso papel é garantir o cumprimento das leis de trânsito, zelando pela segurança e bem-estar da nossa comunidade. Durante a abordagem, o motociclista também tem a chance de tirar dúvidas, ver o que precisa ser corrigido e sair dali mais consciente”, contou.  

Principais Infrações: 

  • Conduzir motocicleta com a utilização de capacete de segurança em desacordo com a regulamentação do Contran; 
  • Dirigir o veículo usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais; 
  • Licenciamento vencido; 
  • Portar no veículo placas de identificação em desacordo com as especificações e modelos estabelecidos pelo Contran; 
  • Conduzir o veículo com equipamento do sistema de iluminação e de sinalização alterados; 
  • Conduzir o veículo com cor ou característica alterada. 

 

Informações à Imprensa:   

Assessoria de Comunicação do Detran|ES 

Zu Coelho / Fabricia Borges 

imprensa@detran.es.gov.br  

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard