Governo do Estado do Espírito Santo
06/03/2023 11h03

Detran|ES forma profissionais e autoriza Guarda Municipal a atuar na fiscalização de trânsito de Anchieta

Foto: Divulgação/Prefeitura de Anchieta

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) e a Prefeitura de Anchieta assinaram um Acordo de Cooperação Técnica para fortalecer a fiscalização e a educação de trânsito no município, localizado no Litoral Sul do Estado. Por meio do Convênio de Cooperação Técnica Nº 003/2023, publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (06), agora, além dos policiais militares, os agentes de trânsito da Guarda Municipal poderão atuar na fiscalização de trânsito e aplicação de medidas administrativas nas vias públicas. 

 Para o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, a integração entre os órgãos de trânsito é importante para ampliar ações educativas e o combate às condutas erradas que causam infrações e acidentes no Estado. “Este convênio que firmamos viabiliza uma integração entre os órgãos estadual e municipal e a atuação mais próxima do Detran|ES, em Anchieta, com agentes do próprio município. Os moradores e turistas só têm a ganhar com este reforço no ordenamento de trânsito a partir de um maior efetivo para as ações de fiscalização e educação, o que vai refletir em mais fluidez e segurança para todos”, disse Givaldo.  

Ainda segundo diretor geral, estruturar um sistema de fiscalização de trânsito cada vez mais eficiente e coordenado no Espírito Santo vai contribuir sobretudo para reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito capixaba.  

Formação  

Além de credenciar e designar servidores da Guarda Municipal de Anchieta para exercer a função de agente de trânsito, o Detran|ES já ofertou curso de formação nesta área para uma parte do efetivo e outros profissionais devem participar das próximas edições que serão realizadas pela Autarquia Estadual.  

Os novos agentes municipais também serão treinados para fazer uso do sistema de talonário eletrônico para o exercício da fiscalização. A ferramenta faz parte de um sistema contratado pelo Detran|ES e disponibilizado para a Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e as Guardas Municipais, que possibilita aos profissionais aplicarem multas, por meio deste aplicativo, em condutores infratores. O serviço contribui para otimizar o trabalho dos agentes, ao reduzir as chances de erros no preenchimento dos autos de infração, além de permitir o lançamento instantâneo das informações no sistema da autarquia.  

O Detan|ES também já ofertou o curso de formação e atualização de agentes de trânsito municipais a servidores das Guardas Municipais de São Mateus, Viana, Itapemirim, Colatina, São Gabriel da Palha, Serra, Guarapari, Linhares e Barra de São Francisco.  

Informações à Imprensa: 
Assessoria de Comunicação do Detran|ES  
Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho / Mayara Salles  
imprensa@detran.es.gov.br   

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard