01/07/2022 13h47

Detran|ES inaugura 1ª área de provas práticas de trânsito da história de Baixo Guandu

Os 50 quilômetros de deslocamento até Colatina para fazer a prova prática com o objetivo de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vão se transformar em apenas alguns metros para os moradores de Baixo Guandu. Isso porque, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) inaugurou, na manhã desta sexta-feira (1º), a primeira área de exames práticos da história do município, na Avenida Álvares Rodrigues da Mata, no bairro Sapucaia. Dessa forma, os guanduenses que quiserem dirigir carros e ônibus não precisam mais recorrer até o município vizinho para obterem a Habilitação.

Foram realizadas as primeiras provas na cidade, com a avaliação de 30 candidatos da categoria B, de automóvel, e logo ocorrerão as primeiras bancas de avaliação da categoria D, de ônibus. Presente nesse momento histórico, o diretor geral do Detran|ES, Harlen da Silva, destacou que essa é mais uma entrega do Governo do Estado para a cidade e adiantou que está trabalhando com a equipe para oferecer em breve também as provas da categoria A, de motocicleta.

“Esse era um pedido antigo da população e é um importante benefício para quem precisa fazer a prova de rua, seja para primeira habilitação, mudança ou adição de categoria, e que antes tinha que se deslocar até Colatina. Essa medida, construída a partir de reuniões produtivas que tivemos com lideranças locais, vai ser positiva também para os Centros de Formação de Condutores, que não terão esse custo de deslocamento de veículos para outro município. Seguimos trabalhando para ampliar a oferta com os exames práticos das demais categorias e, assim, aproximar ainda mais os serviços do Detran dos guanduenses", salientou.

Para estruturar a área de provas, o Detran|ES realizou a sinalização viária com demarcação das faixas e instalação de placas orientativas, além da revitalização da sinalização no entorno do local.

De acordo com os dados de 2021, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Baixo Guandu tem uma população estimada em 31.263 pessoas. A frota local é de 30.685 veículos e 17.370 condutores habilitados.

O ato oficial de inauguração do local de provas contou também com as presenças do ex-diretor geral do Detran|ES Givaldo Vieira; do Deputado Estadual Dary Pagung; do gerente de Habilitação,  Rodrigo Cândido; dos vereadores Sueli Teodoro, Clovis Pascolar e Alderino Gonçalves; e representantes de Centros de Formação de Condutores, clínicas médicas e psicológicas credenciadas ao órgão.

Assessoria de Comunicação doDetran|ES
Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho