28/03/2022 08h58 - Atualizado em 28/03/2022 09h18

Detran|ES inaugura nova agência em Cachoeiro de Itapemirim

O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), inaugurou, nessa sexta-feira (25), a nova Ciretran do município de Cachoeiro de Itapemirim. O evento contou com a presença do governador Renato Casagrande, do diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira; do prefeito Victor Coelho; e outras autoridades do município.

O imóvel localizado em novo endereço, à Rodovia Engenheiro Fabiano Vivácqua – BR 482, nº 165/189, bairro Marbrasa (ao lado do Banestes), será aberto ao público, na próxima segunda-feira (28), e passa a oferecer um ambiente mais moderno, com estrutura equipada com mobiliário seguindo o padrão atualizado do órgão, além de oito guichês para atendimento e respeito integral às normas de acessibilidade.

Na agência, os condutores, proprietários de veículos e moradores de Cachoeiro de Itapemirim e região poderão realizar serviços das áreas de Veículos, Habilitação e Infrações, incluindo coleta biométrica para procedimentos de Habilitação e provas teóricas de Legislação.

O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destaca que a mudança proporcionará mais comodidade ao cidadão, pois no entorno existem prestadores de serviços credenciados ao órgão e rede bancária.

“Em conformidade com as premissas do Governo do Estado, o Detran|ES vem trabalhando com o objetivo de melhorar a qualidade na prestação de seus serviços aos cidadãos, em todos os 78 municípios capixaba. Isso demanda, além de melhorias no atendimento pessoal, uma melhor estrutura física nas agências, elevando a satisfação do servidor e do cidadão, pois eles estarão em um local moderno, confortável, digno e com fácil acesso a instituições bancárias, estampadores de placas ou empresas de vistorias, que, eventualmente, são necessários para a conclusão de seu atendimento”, afirmou.

Ainda segundo Givaldo Vieira estão sendo feitos investimentos na oferta de exames teóricos no formato digital e dos serviços on-line. “Com isso, estamos levando a tecnologia até o cidadão, facilitando o acesso e proporcionando um serviço mais eficiente e seguro, como parte do programa Detran 100% Digital”.

O município de Cachoeiro de Itapemirim conta com 82.439 condutores habilitados e uma frota de 125.382 veículos registrados no Detran|ES.

Detran|ES 100% Digital

O Detran|ES destaca ainda que oferece mais de 60 serviços que podem ser realizados de forma on-line, direto no site www.detran.es.gov.br, sem a necessidade de sair de casa e se dirigir até uma unidade, e orienta que o cidadão verifique se pode realizar esse procedimento de forma eletrônica antes de agendar o atendimento presencial.

Agendamento

Para organizar o atendimento presencial, evitar aglomeração nas unidades e prevenir a transmissão do novo Coronavírus (Covid-19), as Ciretrans e os Postos de Atendimento Veicular (PAVs) em todo o Estado funcionam mediante o agendamento prévio e obedecendo a todas as medidas de segurança estabelecidas para a saúde dos usuários e servidores.

Para agendar o atendimento presencial, o interessado deve acessar o site www.detran.es.gov.br. Após acessá-lo, o cidadão deve clicar no banner ou botão de agendamento. Automaticamente, será direcionado para o portal Acesso Cidadão para efetuar o login. Se ainda não o tem, será necessário realizar o cadastro. Com isso, todos os dados do cidadão serão automaticamente inseridos no agendamento e o cidadão terá autonomia para agendar, mudar o horário e cancelar o atendimento. Além disso, o cidadão terá acesso ao histórico dos últimos agendamentos realizados.

Confira o passo a passo de como fazer o agendamento:

1.     Acesse o site www.detran.es.gov.br;

2.     Clique no banner de agendamento;

3.     Faça o login no portal Acesso Cidadão;

4.     Selecione a unidade em que deseja ser atendido, confira o endereço;

5.     Selecione a área/serviço para qual deseja atendimento;

6.     Selecione o dia e horário para atendimento e confirme.

7.     Feito isso, o sistema enviará um e-mail com a confirmação do agendamento. Esse comprovante deverá ser apresentado no dia do atendimento, podendo ser impresso ou imagem no celular.

Aqueles que tiverem dificuldade para realizar o agendamento no site devem se dirigir à Ciretran para que o servidor faça o agendamento no dia e horário disponíveis no sistema.

Após fazer a marcação, o usuário deve se dirigir à Unidade do Detran|ES, na data e hora agendadas, sem acompanhante, com máscara de proteção e apresentar o comprovante de agendamento no celular ou impresso, além da documentação necessária para o serviço.

Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação do Detran|ESRhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelhoimprensa@detran.es.gov.br