O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) entregou, nessa quinta-feira (05), os novos Postos de Atendimento Veicular (PAVs) de Pancas e de Mantenópolis. As agências contam com um ambiente amplo e moderno para os servidores e usuários, estrutura equipada com mobiliário seguindo o padrão atualizado do órgão, além de guichês para atendimento e respeito integral às normas de acessibilidade.
Nas duas novas unidades, os condutores, proprietários de veículos e moradores poderão realizar serviços das áreas de Veículos, Habilitação e Infrações, como consultas, impressão de boleto, primeiro emplacamento, transferência, mudança de característica, segunda via de recibo, substituição de placa, recursos, entre outros. Na agência de Mantenópolis também há coleta biométrica para procedimentos de Habilitação, facilitando a realização do serviço pelos moradores, que antes tinham que se dirigir à unidade de Barra de São Francisco para fazer a biometria. O PAV de Mantenópolis fica localizado na Rua São Geraldo, 105, no Centro da cidade, e a agência de Pancas, na Rua Pichara Brandão Sily, 377, no Centro, ao lado do Cartório 1° Ofício.
O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destaca que os investimentos para modernização das unidades do órgão são fundamentais para proporcionar mais qualidade no atendimento aos cidadãos que precisam realizar serviços relacionados aos seus veículos e à carteira de habilitação, sendo também importantíssima para oferecer um ambiente bem estruturado para os servidores.
“O Detran|ES, em consonância com o Governo do Estado, tem trabalhado para melhorar a qualidade na prestação de serviços aos cidadãos e na modernização das Ciretrans e dos PAVs, dos 78 municípios capixabas. O objetivo é disponibilizar espaços mais adequados, reformados, com troca de móveis, revitalização de fachadas e aquisição de computadores novos. E hoje, essas duas novas agências que entregamos em Pancas e Mantenópolis, modernas e bem equipadas, refletem esse nosso compromisso, que é entregar ao cidadão um espaço confortável, digno e com fácil acesso”, afirmou Givaldo Vieira.
Agendamento on-line
Para organizar o atendimento, as agências do Detran|ES em todo o Estado funcionam mediante agendamento prévio. O interessado deve acessar o site www.detran.es.gov.br. Logo após, o cidadão deverá clicar no botão Agendamento. Automaticamente, será direcionado para o portal Acesso Cidadão, onde deverá efetuar o login.
Se ainda não tem uma conta, será necessário realizar o cadastro. Com isso, todos os dados do cidadão serão inseridos no agendamento e o cidadão terá autonomia para agendar, mudar o horário e cancelar o atendimento. Além disso, o usuário do serviço terá acesso ao histórico dos últimos agendamentos realizados.
Confira o passo a passo de como fazer o agendamento:
Após essas etapas, o sistema enviará um e-mail com a confirmação do agendamento. Esse comprovante deverá ser apresentado no dia do atendimento, podendo ser impresso ou digital (imagem no celular).
Em caso de dificuldade para realizar o agendamento no site, o cidadão pode se dirigir à agência para que o servidor faça o agendamento no dia e horário disponíveis no sistema. Após fazer a marcação, o usuário deve se dirigir à unidade do Detran|ES na data e hora agendadas e apresentar o comprovante de agendamento no celular ou impresso, além da documentação necessária para o serviço.
Serviços on-line
O Detran|ES disponibiliza mais de 60 serviços on-line diretamente no site www.detran.es.gov.br, sem a necessidade de deslocamento do cidadão até a unidade.
Acesse os serviços on-line da área de Habilitação
Acesse os serviços on-line da área de Veículos
Acesse os serviços on-line da área de Infrações
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho / Mayara Salles
imprensa@detran.es.gov.br