23/07/2021 10h36

Detran|ES inicia implantação e manutenção de sinalização nas vias de Aracruz

Foto: Victor Amaral / Ascom Detran|ES

Com o objetivo de organizar o trânsito e oferecer mais segurança aos condutores, ciclistas e pedestres de Aracruz, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) autorizou, nessa quinta-feira (22), os serviços de sinalização viária no município. A Ordem de Serviço, no valor de R$ 718.577,76, foi assinada pelo diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, e pelo prefeito Luiz Carlos Coutinho, em solenidade na Praça Monsenhor Guilherme Schmitz, no Centro da cidade.

Serão realizados serviços de implantação e manutenção de sinalização horizontal, vertical e dispositivos auxiliares, incluindo sinalização turística e da ciclovia de 6,2 quilômetros. Dentre as intervenções relacionadas à sinalização horizontal, estão a demarcação de faixa elevada para travessia de pedestres; faixa de travessia de pedestres; marca de delimitação e controle de estacionamento; demarcação de vaga para Pessoa com Deficiência e para idoso; além de outros dispositivos. Já a sinalização vertical, compreende o pórtico e semipórtico na chegada dos municípios; placa indicativa turística; placas de regulamentação, dentre outros. A previsão é que os serviços sejam executados até o mês de setembro.

Durante a assinatura da Ordem de Serviço, o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destacou a importância da sinalização para a organização e segurança no trânsito. “Estamos sinalizando mais de 6 quilômetros de ciclovia, facilitando a circulação em bicicletas e tornando a cidade ainda mais sustentável. Ter as vias bem sinalizadas é fundamental para que a população possa circular de forma organizada e segura e que condutores, ciclistas e pedestres obedeçam às leis de trânsito. Também será importante para destacar e divulgar pontos turísticos com a sinalização específica indicando esses locais. O objetivo principal é sempre proteger vidas nas vias. Realizamos várias reuniões com a administração municipal durante a fase de planejamento do projeto para que as intervenções viárias que serão feitas atendam os moradores em suas necessidades no trânsito”, disse.

O diretor geral também assumiu compromisso com lideranças do município, para trabalhar pela viabilidade da sinalização viária de novos distritos e de bairros próximos à região litorânea do município, ampliando as localidades que serão atendidas pelos serviços do Órgão.

O prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho, falou dos benefícios para a população da parceria da prefeitura com o Governo do Estado. “A obra de revitalização é muito importante para que nossos moradores possam trafegar em um ambiente seguro e bem sinalizado. Esses feitos são possíveis graças ao bom relacionamento com o Governo do Estado que tem direcionado muitos investimentos para Aracruz”, afirmou.

Os projetos de sinalização são revisados pelos engenheiros e técnicos do Detran|ES, com base em estudos e levantamentos realizados em cada município, com a participação das prefeituras, autoridades, Polícia Militar e sociedade civil organizada buscando atender às principais necessidades do trânsito nas localidades. No ano de 2019, o município de Aracruz também foi contemplado com a implantação de sinalização viária.

Também participaram secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias e religiosas, representantes do comércio, de CFCs, despachantes, empresas de vistoria veicular, clínicas, e representantes do hospital São Camilo.

Prazo

A Ordem de Serviço N° 027/2021 foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 16 de julho. A realização dos serviços tem o prazo de 60 dias a partir dessa data, podendo ser prorrogado. Caso necessário, novos serviços podem ser acrescentados no decorrer da implantação da sinalização em determinado município, desde que haja formalização de uma nova Ordem de Serviço complementar.

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho

Fotos: Victor Amaral