21/03/2022 19h01

Detran|ES inicia serviços de sinalização viária em João Neiva

Para organizar o trânsito nas vias de João Neiva e oferecer mais segurança aos condutores, ciclistas e pedestres, o Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), vai sinalizar as vias do município, a partir desta semana. A autorização para o início dos serviços de implantação e manutenção da sinalização viária foi assinada, nesta segunda-feira (21), em solenidade realizada na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com a presença do diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, e do prefeito Paulo Sérgio de Nardi (Micula), entre outras autoridades do município.

O investimento, no valor de R$ 338.884,05, é proveniente dos recursos de multas, conforme prevê a legislação nacional, e contempla a execução de serviços de implantação e manutenção de sinalização viária vertical e horizontal, tais como a nova sinalização horizontal de faixas de pedestres e lombadas; a demarcação de vagas de estacionamentos para portadores de necessidades especiais, idosos, de curta duração; carga e descarga e destinadas às viaturas policiais; implantação de sinalização vertical de regulamentação de velocidade; e sinalização vertical de advertência, como lombadas e travessia de pedestres.

Givaldo Vieira destacou a importância da sinalização nos municípios. “Neste período, entre 2019 e 2022, nós estamos marcando presença com serviços de sinalização viária em 55 dos 69 municípios sob a responsabilidade do órgão. Cada município que o Detran autoriza a intervenção é uma contribuição do Estado para organizar o trânsito daquele local, com foco na preservação da vida. São faixas de pedestres, vagas de estacionamento, placas de sinalização de trânsito e também turística, em muitos municípios que são importantes para garantir o cumprimento das regras de trânsito, o melhor deslocamento da população, e também para o comércio e o fortalecimento do turismo”, disse.

O prefeito Micula destacou a importância da sinalização para o município. “É uma alegria para a cidade receber a sinalização nas nossas vias. A equipe de engenharia do Detran esteve aqui na cidade, fizemos a visita nas ruas e incluímos as demandas do município. A gente sabe que essa ação é muito importante para o comércio da nossa cidade. Traz organização para o trânsito, vai deixar a cidade mais bonita e, o mais importante, proporcionar mais segurança para o pedestre com as faixas, além de melhorar o fluxo dos veículos”, comentou.

Também participaram da solenidade vereadores, secretários municipais, lideranças comunitárias e religiosas, representantes do comércio, de Centros de Formação de Condutores (CFCs), despachantes, empresas de vistoria veicular e clínicas da região.

Participação popular

Os projetos de sinalização são revisados pelos engenheiros e técnicos do Detran|ES, com base em estudos e levantamentos realizados em cada município, com a participação das prefeituras, autoridades, Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e sociedade civil organizada, buscando atender às principais necessidades do trânsito nas localidades.

A realização dos serviços tem o prazo de 60 dias, podendo ser prorrogado. Caso necessário, novos serviços podem ser acrescentados no decorrer da implantação da sinalização em determinado município, desde que haja formalização de uma nova Ordem de Serviço complementar.

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho