09/07/2021 17h32

Detran|ES inicia sinalização em Itapemirim e reforça conceitos de educação de trânsito em Marataízes

Para organizar o trânsito e oferecer maior segurança aos condutores de Itapemirim, o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) autorizou, na noite dessa quinta-feira (08), o início dos serviços de sinalização viária no município. A Ordem de Serviço, no valor de R$ 375.880,45, foi assinada pelo diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, e pelo prefeito Thiago Lopes, em solenidade em frente à Prefeitura de Itapemirim.

Os serviços do Órgão contemplam a implantação e manutenção da sinalização horizontal, vertical e dos dispositivos auxiliares nas vias da cidade. Na oportunidade, o Detran|ES ainda celebrou um convênio de cooperação técnica com a Prefeitura para a instalação do cerco inteligente de segurança pública de Itapemirim, a partir do acesso à base de dados de veículos que o órgão de trânsito concedeu ao município.

Para o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, a sinalização adequada é fundamental para que as leis de trânsito sejam obedecidas por pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas. “A proteção à vida no trânsito precisa ser uma responsabilidade coletiva, do Estado à sociedade civil organizada, e é um dever de cada um, daqueles que utilizam as vias a passeio ou a trabalho. Para isso, junto à educação e fiscalização, o Governo do Estado, por meio do Detran|ES, trabalha fortemente com a sinalização nos municípios, sempre em diálogo com a Prefeitura e representações comerciais, religiosas, Polícia Militar e lideranças comunitárias, para que o serviço atenda às necessidades previstas em lei e também às necessidades das comunidades”, salientou Givaldo Vieira.

Durante a cerimônia, o prefeito Thiago Lopes destacou a importância dos investimentos. “Isso se traduz no aumento da segurança para os nossos munícipes. Talvez até acabe com a impunidade de algum crime que esteja ocorrendo e que o veículo, ao passar pelo município, seja identificado pelo cerco inteligente”, pontuou.

Na mesma linha, o secretário municipal de Defesa Social, coronel Oberacy Emmerich Júnior, ressaltou que Itapemirim é o segundo município, depois da Capital Vitória, a investir em tecnologia e implantar o cerco inteligente de forma inovadora na cidade. “Aqui segurança é prioridade”, disse.

Participação popular

Os projetos de sinalização são revisados pelos engenheiros e técnicos do Detran|ES, com base em estudos e levantamentos realizados em cada município, com a participação das prefeituras, autoridades, Polícia Militar e sociedade civil organizada, buscando atender às principais necessidades do trânsito nas localidades.

Dentre as intervenções relacionados à sinalização horizontal, como exemplo, estão a demarcação de faixa elevada para travessia de pedestres; faixa de travessia de pedestres; marca de delimitação e controle de estacionamento; demarcação de vaga para Pessoa com Deficiência e para idoso; além de outros dispositivos. Já a sinalização vertical, compreende o pórtico e semipórtico na chegada dos municípios; placa indicativa turística; placas de regulamentação, dentre outros.

Prazo

A Ordem de Serviço N° 037/2021 foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (09). A realização dos serviços tem o prazo de 60 dias, a partir dessa data, podendo ser prorrogado. Caso necessário, novos serviços podem ser acrescentados no decorrer da implantação da sinalização em determinado município, desde que haja formalização de uma nova Ordem de Serviço complementar.

Também participaram da solenidade o vice-prefeito, Nilton César Soares Santos, os vereadores Paulo Sérgio de Toledo Costa e Lucimar Alves Soares, além de vários secretários e subsecretários municipais, diretores de Centros de Formação de Condutores (CFCs), despachantes documentalistas, representantes de Empresas Credenciadas de Vistoria (ECVs), clínicas, comerciantes, lideranças comunitárias e moradores.

Marataízes: Educação para proteger a vida no trânsito

Com o objetivo de alertar os moradores de Marataízes sobre a importância de atitudes responsáveis nas vias, as servidoras da Gerência de Educação de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) realizaram, durante toda esta semana, abordagens educativas aos pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas, nas principais ruas e avenidas do município. A iniciativa foi feita em parceria com a Prefeitura, por meio da Guarda Civil, e com Polícia Militar (PMES). Nessa quinta-feira (08), as atividades contaram com a presença do diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira.

De acordo com a diretora técnica do Detran|ES, Édina de Almeida Poleto, durante as atividades, os agentes de educação, guardas e policiais reforçaram as abordagens aos cidadãos, sobretudo aos motociclistas, tendo em vista a temática “Motociclista consciente evita acidentes”. “Um trânsito seguro depende de todos nós. E que cada um contribua adotando comportamentos seguros e obedecendo às regras de trânsito para que tenhamos menor quantidade de acidentes e, consequentemente, a redução de mortes e de pessoas com sequelas permanentes”, enfatizou.

As abordagens educativas foram realizadas na rodovia Safra ES-060, nas imediações da praia Central, na Avenida Rubens Rangel, na Avenida Beira Mar e no bairro Bela Vista.

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Fátima Negrelli / Zu Coelho

Fotos: Victor Amaral