19/10/2021 11h00

Detran|ES: João Neiva, Ibiraçu e Aracruz recebem equipe de educação no trânsito esta semana

Foto: Ascom Detran|ES

A semana começa com a equipe de educação do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) pegando a estrada. Desta vez, em direção aos municípios de João Neiva, Ibiraçu e Aracruz, situados à Microrregião do Rio Doce. Com o projeto “Detranzinho Itinerante”, a equipe vai realizar abordagens educativas nas principais vias dos municípios.

Desde essa segunda-feira (18), a equipe está no município de João Neiva, onde ficará até a noite desta terça-feira (19). Na manhã desta quarta-feira (20), a equipe estará em Ibiraçu. Na sexta-feira (22) terão início as atividades educativas no município de Aracruz.

O risco causado pela mistura de bebida e direção será um dos focos de abordagem a condutores que estiverem parados no semáforo, além de ciclistas e pedestres atravessando a faixa. Outro tema relevante é o aumento do uso do celular no trânsito. E o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, é categórico ao afirmar que o trânsito é responsabilidade de todos.

“O trânsito é sim algo muito complexo, são várias as regras e demanda muita atenção. Mas uma coisa é certa, se cada um fizer a sua parte com segurança, seja na condução de seus veículos, seja na condição de pedestre, nós poderemos ter um trânsito com menos acidentes e mortes. E é isso o que estamos buscando. Queremos que as pessoas escolham pela vida”, disse o diretor.

Vieira ressaltou a importância das parcerias para a realização de ações educativas. “Sozinhos somos muito pequenos e não conseguiríamos atender a todo o Estado. Por isso, é essencial que os municípios sejam nossos parceiros. Peço aos prefeitos e secretários que nos demandem, solicitem a nossa presença. Nossa equipe vai se organizar e atender a todos os chamados”, afirmou.

As atividades educativas desta semana serão feitas em parceria com a Polícia Militar, prefeituras locais e servidores da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) e do Posto de Atendimento Veicular (PAV) dos municípios.

Detranzinho na sua cidade

Os municípios ou instituições que tiverem interesse em levar as ações de educação de trânsito do “Detranzinho Itinerante” para a população da cidade devem fazer a solicitação, por meio de oficio endereçado à Diretoria Técnica, pelo e-mail cocep@detran.es.gov.br.

O ofício também poderá ser protocolado eletronicamente, via e-Docs, ou presencial na sede do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo, em Vitória, ou em qualquer Ciretran ou Posto de Atendimento Veicular no Estado.

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho