29/06/2020 16h52

Detran|ES lança novo serviço on-line de certidão de prontuário internacional

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) disponibiliza, nesta segunda-feira (29), o novo serviço on-line de Certidão de prontuário internacional, que faz parte do programa Detran 100% Digital. O serviço vai possibilitar que o condutor capixaba que esteja em outro país consiga convalidar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) brasileira no exterior.

A certidão de prontuário para fins internacionais é um documento que apresenta todos os dados da CNH do condutor e serve para ser apresentado no Departamento de Trânsito de outros países quando o condutor pretende trocar seu documento de habilitação do Brasil pela habilitação no exterior.

Para obter a certidão, o condutor deve ter a CNH registrada no Espírito Santo, o documento deve estar dentro da validade e possuir registro com foto, além de não ter bloqueio no prontuário por suspensão ou cassação do direito de dirigir.

O interessado deve entrar no site www.detran.es.gov.br e acessar o serviço de “Certidão de prontuário para outro país” na área de Habilitação. Será necessário preencher a solicitação com os dados pessoais que constam na última CNH emitida e pagar o Documento Único de Arrecadação (DUA) do serviço no valor de R$ 24,56.

Após o pagamento da taxa, a certidão de prontuário estará disponível para emissão na mesma tela. O documento contém um Qrcode de validação no qual serão disponibilizadas a autenticidade da CNH e as devidas datas das categorias da habilitação.

Este é mais um serviço on-line disponibilizado pelo Detran|ES e vai permitir que o condutor capixaba que mora fora do Brasil e quer convalidar sua habilitação em outro país obtenha a sua certidão de prontuário internacional de forma fácil e prática, sem precisar entrar em contato com o Detran|ES ou sair de casa. Nas redes sociais do Detran|ES recebemos bastante interações de pessoas que precisavam de um familiar com procuração para fazer esse serviço ou que tinham alguma dificuldade, o que agora será de uma forma mais simples”, afirma o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira.

O diretor destaca que, com esse, já são mais de 50 serviços do Detran|ES nas áreas de Habilitação, Veículos e Infrações que podem ser feitos pelo cidadão capixaba de forma on-line. “Este é o objetivo do programa Detran 100% Digital, facilitar o acesso aos serviços do órgão. E também é a nossa contribuição neste momento de pandemia do novo Coronavírus, em que as pessoas devem manter o isolamento social. Temos grande parte dos serviços disponíveis diretamente site do órgão e as agências do Detran|ES e os processos de Habilitação estão funcionando cumprindo as medidas de prevenção necessárias”, reforça Givaldo Vieira.

Prazos

O Detran|ES esclarece que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por meio da Deliberação 185, prorrogou, por tempo indeterminado, o prazo para que o condutor possa dirigir veículo com validade na CNH ou Permissão para Dirigir (PPD) vencida desde 19 de fevereiro 2020, portanto, as CNHs vencidas a partir desta data são consideradas válidas.

Contatos

Em caso de dúvida, os condutores interessados em emitir a Certidão de prontuário internacional devem entrar em contato com a Coordenação Renach por meio do aplicativo Telegram ou Whatsapp +55 (27) 99979-0623 ou e-mail renach@detran.es.gov.br

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Fátima Negrelli / Zu Coelho