O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) realizou, nesta terça-feira (04), a cerimônia de assinatura do termo de adesão ao Programa de Agentes de Trânsito Mirim Escolar (ATME). O objetivo é desenvolver na comunidade escolar atitudes seguras no trânsito, gerando decisões responsáveis e assertivas nas vias públicas.
Voltado para a conscientização da importância da segurança viária por meio da Educação de Trânsito, o programa busca o aprimoramento do trânsito nos acessos às escolas. Poderão participar alunos com idades entre 03 a 17 anos, selecionados pelas escolas da rede pública municipal e estadual que aderiram ao projeto, as atividades se darão nas vias de acesso à unidade escolar.
O diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, destacou a importância dessa iniciativa. "Esse programa nos foi proposto pela equipe de educação e a abraçamos de pronto. Isso porque, entendemos que contribuirá para a disciplina dos alunos. E, para que seja possível, precisamos atuar em conjunto, pois sabemos que os agentes de trânsito não conseguem estar em todos os locais que necessitam da atuação deles. Então, se é possível educar e formar bons cidadãos e propagar um bom comportamento, dando aos alunos responsabilidade e competência para que auxiliem na melhoria do trânsito no entorno das escolas, que a gente faça isso. Precisamos expandir essa humanização no trânsito. Estamos falando de vidas, não de números”, ressaltou.
O programa partirá de projetos-pilotos em escolas das redes públicas de ensino municipal e estadual das cidades de Cariacica, Guarapari, Santa Teresa, Serra, Viana e Vitória. Estiveram presentes na cerimônia, além do Detran|ES, as guardas municipais dos municípios, e as secretarias de educação dos respectivos municípios.
O ATME
O ATME pretende melhorar gradativamente o trânsito e o comportamento dos componentes do trânsito, no entorno das escolas que se comprometerem com o programa. Para que isso seja possível, serão realizados treinamentos nas escolas com os alunos e professores.
“O intuito é fazer do aluno um agente de trânsito mirim. Isso em parceria com as autoridades de trânsito locais e com os professores. Queremos trabalhar com as crianças, porque sabemos que elas têm mais facilidade em replicar bons comportamentos e, também, atuar como fiscalizadores de seus pais e responsáveis. Mas vamos incluir os familiares nesse processo também. Aumentando a probabilidade de alcançar a redução de sinistros de trânsito o quanto antes. Acreditamos que vamos conseguir entregar esses resultados a médio prazo”, pontuou Teresa Mate, gerente de Educação no Trânsito.
Serão feitos trabalhos visando desenvolver habilidades de observação, de comunicação e de liderança, fazendo com que a comunidade escolar tenha consciência na tomada de decisão em situações de trânsito e alcançar o respeito pelas normas de trânsito, desenvolvendo a empatia entre os usuários da via pública, tanto os alunos quanto os seus pais e/ou responsáveis.
Por se tratar de zona escolar, o Detran|ES vai fazer também um trabalho específico com o foco no transporte escolar para os condutores, os pais contratantes e para os alunos que são transportados. Todos têm obrigações a cumprir para que o transporte e o trajeto aconteçam da melhor maneira.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Detran|ES
Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho