26/04/2019 17h08 - Atualizado em 14/05/2019 11h08

Detran|ES lança serviço online para CFCs credenciados

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran/ES) começou, nesta semana, a disponibilizar para os Centros de Formação de Condutores (CFCs) credenciados a opção de realizar os cadastros e atualizações de forma totalmente online.

A medida tem o objetivo de facilitar e dar cada vez mais agilidade aos processos do órgão, além de promover economia para o Detran/ES e para os credenciados. A digitalização dos processos também representa uma economia de papel e de custos de arquivamento, já que, atualmente, são protocolados uma média de dez processos impressos por dia no Detran/ES.

Com a implantação desse serviço, não será mais necessário que os responsáveis pelos CFCs credenciados de todo o Estado se desloquem até a sede do órgão, em Vitória, para protocolar pessoalmente a documentação em papel para abertura de processos como inclusão e exclusão de profissionais ou veículos, mudança de endereço da empresa e alteração societária.

O diretor geral do Detran/ES, Givaldo Vieira, destaca que essa é uma das iniciativas para tornar os processos do órgão cada vez mais digitais e reduzir a quantidade de papel utilizada hoje.

“Com esse serviço, o responsável pelo CFC poderá entrar no portal eletrônico do Departamento Estadual de Trânsito e anexar toda a documentação escaneada no sistema. A nossa equipe irá analisar o processo digital e liberar o serviço com mais agilidade sem afetar a segurança do processo. Isso vai facilitar para o CFC, que poderá fazer todo o procedimento de dentro da empresa, e eliminar a necessidade de papel utilizada até então para o procedimento. Essa é uma das medidas que estamos implementando para o tornar o Detran/ES 100% digital”, explica.

Para garantir a segurança, antes de se habilitar para utilizar o serviço online o responsável pelo CFC deverá assinar um termo de responsabilidade em que irá atestar que os documentos que serão enviados são verdadeiros. A opção de realizar o processo de forma presencial continua disponível.

Serviço

Antes de implantar o sistema, o diretor geral do Detran/ES, Givaldo Vieira, e a Coordenação de CFC fizeram uma reunião com os representantes dos credenciados para apresentar a nova tecnologia e explicar como utilizá-la. Para acessar o serviço online, o CFC deverá entrar no sítio eletrônico www.detran.es.gov.br pelo navegador Internet Explorer e selecionar o ícone ‘Cadastro de profissionais/veículos para CFCs’ disponível na área de ‘Serviços Online’ na aba ‘Habilitação’.

O interessado será direcionado para o sistema online, onde deve informar o nome do usuário e senha para realizar a inclusão dos documentos. Após análise e aprovação pelo Detran/ES, o CFC deverá emitir o boleto do serviço desejado na mesma área do site no ícone ‘Emissão de taxas para CFCs, Clínicas e Credenciadas pela internet’ e pagar o boleto para concluir o processo.

Assessoria de Comunicação do Detran/ES

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Fátima Negrelli / Zu Coelho