Governo do Estado do Espírito Santo
24/05/2022 16h45

Detran|ES leva educação de trânsito para o Pedalaço pela Paz no próximo domingo (29)

Depois de dois anos sem acontecer, o “Pedalaço pela paz – Conte até 10” está de volta e centenas de ciclistas vão colorir de amarelo ruas de Vitória, Vila Velha e a Terceira Ponte, na manhã do próximo domingo (29). O evento, realizado pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), com apoio do Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), faz parte da programação do movimento Maio Amarelo e divulga a cultura da paz no Estado. 

A concentração será a partir das 7h, na Praça do Papa, em Vitória. Os ciclistas sairão às 7h30, atravessarão a Terceira Ponte e seguirão até a Praia da Costa, em Vila Velha, de onde retornarão para o ponto de partida, na Capital. Por segurança, a organização orienta que os participantes tenham mais de 12 anos de idade. 

Para conscientizar os ciclistas, a equipe de educação do órgão fará abordagens educativas com os participantes do evento para orientá-los sobre a direção segura no trânsito, tanto na bicicleta quanto em veículos ou como pedestres no dia a dia, e a responsabilidade de cada um para a segurança de todos no trânsito.  

Como participar 

Para participar e colaborar, os interessados deverão trocar 2 quilos de alimentos não perecíveis pelo ticket que dará direito ao seu kit com camiseta e boné no dia do evento nos seguintes estabelecimentos: lojas Celeiro Bike Shop e as unidades dos Supermercados Extrabom de Itacibá, em Cariacica; Itapoã, em Vila Velha; Goiabeiras, em Vitória; e Valparaíso, na Serra. Serão distribuídos 1.500 kits. 

O evento é aberto ao público e não é necessário ter o kit para participar do passeio ciclístico. Haverá uma programação com brincadeiras, atrações culturais, sorteio de brindes e de três bicicletas. 

Pedalaço pela paz 

O Pedalaço faz parte da campanha nacional “Conte até 10. Paz. Essa é a atitude”, que promove ações de conscientização para a redução de crimes praticados por motivos banais e busca incentivar atitudes que ajudem a reverter os altos índices de violência, em especial no Espírito Santo. 

O evento realizado pelo MPES é produzido pela empresa Alex Produções e Eventos e conta com a parceria do Governo do Estado e das prefeituras de Vitória e de Vila Velha. O passeio ciclístico “Pedalaço pela Paz” é um tradicional evento esportivo beneficente que acontece desde 1999 e já arrecadou mais de 80 toneladas de alimentos que são destinados para entidades sociais da Grande Vitória e fundações filantrópicas.  

Serviço: 

Evento: Pedalaço pela Paz 2022 

Data: 29/05 (domingo) 

Hora: Concentração a partir das 7 horas e saída às 7h30 

Local: saída da praça do Papa, em Vitória, com destino a Vila Velha e retorna para o ponto de partida. 

 

Informações à Imprensa 

Assessoria de Comunicação do Detran|ES 

Rhayan Esteves / Fabricia Borges / Zu Coelho 

imprensa@detran.es.gov.br 

*Com informações do MPES 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard